Região

Oliveira do Hospital: Feira do Porco e do Enchido promove sabores e tradições de Meruge (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 08-11-2022

A Feira do Porco e do Enchido vai animar, este fim de semana (12 e 13 de novembro), a freguesia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital. Este certame, bem conhecido na região, homenageia os “porqueiros”, ao mesmo tempo que dá a conhecer os produtos e tradições desta aldeia.

PUBLICIDADE

Os sabores de Meruge apresentaram-se esta terça-feira na cidade de Coimbra, na tasca Quebra Galho, na rua do Quebra Costas, uma espécie de “aperitivo” que mostrou algumas das iguarias que os visitantes poderão encontrar nesta feira, promovida pela Junta de Freguesia de Meruge, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Tal como manda a tradição, a festa vai fazer-se na Lage Grande onde, segundo o presidente da Junta, João Abreu, “são esperados milhares de visitantes”. Os sabores únicos da gastronomia local, artesanato, produtos endógenos, passeios de burro, animação infantil e de rua, uma mostra do porco bísaro, um mercado da agricultura familiar, uma feira romana, um magusto na caruma e espetáculos musicais são algumas das muitas atrações que prometem deliciar população e visitantes.

PUBLICIDADE

João Abreu destacou a diversidade e originalidade deste evento que conta já com 19 anos e que nasceu precisamente para “homenagear os porqueiros”, atividade que ainda hoje tem grande tradição na freguesia. Recordou que Meruge é bem conhecida pela “excelência dos seus enchidos”, feitos de acordo com a tradição e que continuam a conquistar pelo seu sabor e qualidade.

Esses enchidos são apenas uma das “estrelas” da festa, já que há outros pratos e doces bem conhecidos que não irão faltar, como o famoso “Arroz de Suã”, o porco no espeto com arroz de feijão, os torresmos à moda de Meruge, a feijoada à moda de Nogueirinha, o arroz doce de anis, entre muitas outras iguarias que serão, mais uma vez, confecionadas e servidas pelas associações locais. Não faltarão também os queijos Serra da Estrela, a jeropiga e os vinhos do Dão.

PUBLICIDADE

publicidade

No recinto vai encontrar-se ainda, como realça João Abreu, o Forno Comunitário. É aí que vão ser cozidas as famosas bôlas de carne, bacalhau ou sardinha mas também a broa de milho. Dado o sucesso destes produtos, o presidente recomenda a todos que façam as suas encomendas, de forma a assegurar que os podem degustar na feira ou, se assim o desejarem, trazer para casa.

Quem gosta de se aventurar na culinária pode comprar carne ou enchidos aos feirantes e pode confecioná-los nos fogareiros que vão estar no recinto.

Durante a apresentação, o presidente da Câmara Municipal e Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, destacou a importância que este evento tem na “recuperação e valorização de saberes e tradições” da região. Recordou que Meruge é “conhecida como terra dos porqueiros” e pelos “produtos de qualidade” que ali se fazem e sublinhou que esta feira é uma “ótima oportunidade para percorrer e vivenciar a aldeia, para experimentar sabores únicos e para descobrir Oliveira do Hospital”.

A feira abre no sábado às 11h00 e prolonga-se até às 24h00. No domingo reabre às 9h00.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE