Conecte-se connosco

Ensino

Oliveira do Hospital estabelece protocolo para oferta das AEC’s no 1.º Ciclo

Publicado

em

O Município de Oliveira do Hospital celebrou um protocolo de colaboração com a Associação Tempos Brilhantes e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital para disponibilizar as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) para o ano letivo 2022/2023.

No âmbito da transferência de competências, no domínio da educação cabe ao Município de Oliveira do Hospital assegurar a implementação das AEC’s no 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Trata-se de mais um investimento na área da educação com um valor estimado de 87.300€ e que vai abranger os 582 alunos matriculados no 1.º ciclo – sendo que a oferta das AEC’s é obrigatória mas a inscrição facultativa. O montante corresponde ao valor estipulado e atribuído pela tutela que atualmente é de 150 euros por cada aluno.

O protocolo firmado visa estabelecer uma parceria entre as partes cabendo à Associação Tempos Brilhantes desenvolver, de acordo com a sua metodologia e projetos NOVAEC, as Atividades que integram o programa do 1.º CEB, através de técnicos devidamente qualificados para o desenvolvimento e implementação das mesmas.

Com a duração de cinco horas semanais e dirigidos aos quatro anos do 1.º CEB, serão desenvolvidos os seguintes projetos NOVAEC: Nutriser – projeto educativo multidisciplinar integrado que liga a nutrição e as atividades físicas e desportivas; Educ’Arte – que explora as competências criativas de cada criança através da expressão musical e dramática; e Pequenos Exploradores – projeto que estimula a curiosidade, o raciocínio e o espírito crítico das crianças enquanto adquirem conhecimentos.

De referir que as AEC serão implementadas através de uma prática lúdica, com incentivo à interação e criatividade, tendo como pilar basilar as orientações programáticas emanadas pelo Ministério da Educação. São promovidas com temas de interesse pedagógico e social tais como a segurança, saúde, ambiente, e boas práticas sociais e de cidadania, ajustadas ao projeto educativo do Município de Oliveira do Hospital, e em articulação com o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Mediante mudança da conjuntura atual e verificando-se a alteração do regime presencial das atividades letivas para o ensino @ distância, o protocolo também vigorará e as AEC’s serão disponibilizadas à distância através da solução tecnológica Escola ON.

Graça Silva, vereadora da Educação, refere “trata-se da primeira vez que se avança com este modelo de funcionamento das AEC’s, uma nova experiência com a qual se espera maior capacidade e eficácia na substituição de técnicos mas que pretende, sobretudo, tornar as AEC’s mais apelativas para os alunos uma vez que há uma nova metodologia de trabalho. É uma mudança que esperamos que seja mais atrativa e educativa para as crianças”

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com