Conecte-se connosco

Região

Oliveira do Hospital é uma cidade Natal com animação até janeiro (com vídeos)

Publicado

em

O simbólico momento da ligação das luzes de Natal, que aconteceu esta terça-feira, 7 de dezembro, marcou o início de uma extensa programação, gratuita e dirigida às famílias, com que o Município de Oliveira do Hospital, em colaboração com a ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, celebra a quadra natalícia.

Numa breve sessão, nos Paços do Município e abrilhantada por um momento musical pelos Pequenos Cantores e Coral Juvenil de Sant’Ana, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo e a vereadora da Cultura, Graça Silva avançaram com as principais iniciativas que irão conferir mais animação e um colorido à cidade espalhando o espírito natalício pelas ruas até ao próximo mês de janeiro.

O grande objetivo, adianta o presidente José Francisco Rolo, é comemorar esta época de solidariedade fazendo de Oliveira do Hospital “uma cidade Natal” e um concelho com “vilas e aldeias Natal”. Em simultâneo pretende-se um centro apelativo que atraia pessoas, dando vida à cidade e a todo o concelho, ao mesmo tempo que anima o comércio e dá vitalidade ao espaço urbano.

Num estímulo à economia local é promovida a iniciativa “Este Natal faça compras no nosso comércio tradicional”, uma grande campanha de apoio ao comércio e que é também um apelo à solidariedade para que os consumidores façam compras no comércio do concelho. Sob o lema “Faça compras no Comércio Tradicional” encontra-se a decorrer, até 6 de janeiro de 2022, a campanha de apelo às compras no comércio tradicional. Trata-se de uma parceria entre a ADI e o Município de Oliveira do Hospital em que os clientes das 300 lojas aderentes se podem habilitar a um dos 180 vales de compras (entre os 25 e os 500 euros). Em simultâneo desenrola-se o habitual concurso de montras e é de relevar que estas iniciativas representam um investimento de 11 mil euros.

Recorde-se que a autarquia tem também a decorrer, até 31 de dezembro, as candidaturas ao Pack L – Programa Municipal de Apoio ao Comércio Local que visa a atribuição de um apoio financeiro, com vista à liquidez imediata de tesouraria das empresas e/ou empresários em nome individual, do concelho, com o objetivo de combater os graves e impactantes efeitos da pandemia Covid19 no tecido empresarial deste território.

Como referiu a vereadora Graça Silva, o programa de animação Natal em Oliveira do Hospital decorre até meados do mês de janeiro – será disponibilizado diariamente nas redes sociais e nos mupis e ecrãs através de QR Code – e engloba inúmeras atividades que irão oferecer às famílias e às diferentes gerações um ambiente natalício: vários momentos de animação de rua com personagens do imaginário da época, com grupos concelhios bem como de interpretação musical e de poesia de Natal; exposições temáticas; realização da edição especial de Natal da Mostra da Nossa Terra (11 de dezembro) e dos Mercadinhos de Natal Noturnos nos dias 17 e 18 deste mês.

De realçar também as leituras encenadas e contos de Natal para o público sénior e IPSS bem como a já tradicional dramatização de Natal dirigida ao público infanto-juvenil/escolar pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital; as iniciativas no âmbito do Natal Sénior 2021 (em formato digital) e o Mercado de Natal das IPSS; a rota dos presépios pelas freguesias; e os concertos de Natal – como o de Música Antiga pelo Grupo Vocal Ançãble (dia 19) e Ensemble Instrumental/Vozes da Orquestra Clássica do Centro (dia 22).

O sábado que antecede o fim de semana de Natal (dia 18), será recheado de magia natalícia e há a destacar a parada de Natal com a chegada do Pai Natal ao centro da cidade que fará certamente as delícias dos mais novos, que poderão tirar uma fotografia e entregar-lhe a sua lista de pedidos de presente. No âmbito da programação desportiva está a ser delineada uma iniciativa de estímulo à prática da atividade física, cumprindo com as regras da DGS. Encerra a programação de animação de Natal no concelho de Oliveira do Hospital, o espetáculo Cantares do Ciclo Natalício Intermunicipal com grupos de Oliveira do Hospital, Cantanhede e Mortágua, no dia 15 de janeiro, na cidade oliveirense.
Como sublinha o presidente da autarquia pretende-se um Natal celebrado em ambiente familiar com vários momentos de animação, por todo o concelho, ainda que sujeitos às normas e cumprindo as regras a que a pandemia da Covid-19 a todos nos obriga para que efetivamente seja uma quadra festiva segura e com saúde.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

 



Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link