Coimbra

Oliveira do Hospital dinamizou V Fórum das Comunidades

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 12-10-2016

 

PUBLICIDADE

O Município de Oliveira do Hospital promoveu, no âmbito do projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, o V Fórum das Comunidades, na passada semana. Inserido na programação das comemorações do Feriado Municipal, o quinto encontro teve lugar no Parque de Campismo da Ponte das Três Entradas, tendo como anfitriã Karin Hulsman.

unnamed-13

PUBLICIDADE

publicidade

Após o acolhimento dos participantes neste fórum participativo, durante a manhã foram debatidos diversos assuntos de interesse para as várias comunidades residentes no concelho de Oliveira do Hospital nomeadamente nas áreas do turismo, da economia, das acessibilidades, assuntos administrativos e ensino da Língua Portuguesa.

Um dos pontos que esteve em cima da mesa foram informações relacionadas com o Gabinete de Apoio/Support Office que funciona no Gabinete de Apoio à Vereação e presta apoio e acompanhamento a residentes.

PUBLICIDADE

No presente ano, o Support Office já realizou cerca de três dezenas de atendimentos, em áreas tão diversas como o aconselhamento técnico e administrativo, a cultura e a educação, o ambiente e acessibilidades. De referir também que as comunidades inglesa e holandesa residentes continuam a ser as que mais procuram este gabinete de apoio a funcionar nos Paços do Município.

Implementado com sucesso, desde 2013, pela Câmara Municipal, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” tem vindo a ser objeto de diversas iniciativas de divulgação que lhe conferem notoriedade e reconhecimento por parte de diferentes entidades externas consolidando-se como um bom exemplo de práticas de acolhimento a novos residentes e de democracia participativa que reforça a proximidade entre as comunidades residentes no concelho de Oliveira do Hospital.

Recorde-se que esteve este ano, pela terceira vez consecutiva, representado na 20.ª edição da “Emigratiebeurs – Emigration Expo” que se realiza na Holanda.

Foi a única representação portuguesa naquela que é considerada a maior feira de emigração da Europa dirigida a emigrantes e empreendedores, e a quem procura emprego ou pretende viver fora do seu país natal.

Referência a nível nacional, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” obteve o 2º lugar dos cinco projetos selecionados para o Prémio de Boas Práticas de Participação 2016, uma iniciativa da Rede de Autarquias Participativas e foi nomeado para os Prémios Município do Ano Portugal 2015, uma iniciativa UM Cidades, promovida pela Universidade do Minho.

Mais recentemente, foi um dos projetos convidados para participar num fórum sobre práticas de democracia participativa, em Oeiras, a convite da Câmara Municipal local e da Rede de Autarquias Participativas que decorreu no final do mês de setembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE