Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Carlos Martins e Dulce Pássaro recebem Medalha de Ouro

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 03-10-2016

 

PUBLICIDADE

O Município de Oliveira do Hospital assinala, no próximo dia 7 de outubro, o Feriado Municipal estando a decorrer um conjunto de atividades comemorativas.

O ponto alto das comemorações será a sessão solene, na próxima sexta-feira, a partir das 10H00, que contará com a presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita e durante a qual serão atribuídos os galardões municipais a cidadãos e instituições concelhias cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.

PUBLICIDADE

publicidade

Na cerimónia que decorrerá na Casa da Cultura será atribuída a Medalha de Ouro, a mais alta distinção municipal, à engenheira Dulce Pássaro, ex-ministra do Ambiente e Ordenamento do Território; e ao internacional de futebol Carlos Martins, que foi presença em todas as seleções jovens nacionais e vestiu também a camisola da seleção sénior.

Serão homenageados com a Medalha de Mérito Municipal: Amadeu Gonçalves Cura & Filhos, Lda, empresa que atua em três setores: obras públicas, promoção imobiliária e combustíveis; António Fontes, obreiro do CERCAV – Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas, IPSS fundada em 1981 naquela freguesia; António Manuel Cardoso da Fonseca (título póstumo), que se destacou como empresário no ramo da construção civil e obras públicas do concelho de Oliveira do Hospital; Joaquim Carvalheira (título póstumo), professor primário e presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira; e Mário Luís da Costa que conta com mais de seis décadas como executante na Filarmónica Avoense onde foi também maestro e defensor da música local.

PUBLICIDADE

Na mesma sessão serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacam no ensino secundário, profissional e superior. Já durante a tarde, às 16H00, acontece a cerimónia de assinatura de protocolos com os grupos culturais concelhios, seguindo-se um momento musical.

A programação das comemorações do Feriado Municipal iniciaram no passado sábado, 1 de outubro com a iniciativa “Ritmo do Coração” levada a efeito pelo pelouro do Desporto e Pelouro da Cultura, com ao envolvimento da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e da Unidade de Cuidados na Comunidade, para comemorar o Dia Mundial do Coração (29 setembro) e do Dia Mundial da Música (1 de outubro).

Tratou-se de uma atividade simbólica de promoção e estímulo para adoção de hábitos de vida saudáveis contribuindo para o bem estar dos oliveirenses, através do desporto, da música e da sã convivência. Nessa noite, para além  dos rastreios de saúde e da caminhada, houve um momento musical com a participação da Filarmónica Sangianense e foi construído um coração humano com os participantes na iniciativa. No fim de semana houve também um concerto, em Aldeia das Dez, pelo grupo Fado ao Centro, e uma homenagem ao poeta popular, Viriato Gouveia.

Já nesta terça-feira, decorre o V Fórum das Comunidades no âmbito do projeto “Oliveira do Hospital, a Friendly Municipality”. No dia 5 de outubro, será comemorada a Implantação da República com uma exposição temática e a tertúlia “Cinco anos de Universidade Sénior: o que mudou na nossa vida”, na Casa da Cultura César Oliveira, a partir das 15H30. No dia seguinte, pelas 21H00, no mesmo edifício (1.º andar) será inaugurada a exposição de pintura “Exposição em Azul” de Witte Wolff-Moore.

Destaque ainda para a peça de teatro “Noivo por Acaso”, com Fernando Mendes como cabeça de cartaz, que subirá ao palco na Casa da Cultura no próximo fim de semana, dias 8 (21H00) e 9 de outubro (16H00).

programa-feriado-municipal

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com