Coimbra

Oliveira do Hospital com oficinas criativas das férias da Páscoa

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-03-2016

 Tiveram início na segunda-feira, 21 de março, as “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

A

No dia em que se assinalou o Dia Internacional das Florestas, este ano dedicado ao tema “Florestas e Água”, o pontapé de saída para as oficinas foi dado com a plantação simbólica de espécies autóctones, no Parque do Mandanelho, com a colaboração dos participantes nesta primeira semana de atividades.

PUBLICIDADE

publicidade

Após uma breve explicação sobre a importância das florestas e da preservação das árvores, nomeadamente as espécies autóctones, o grupo participante nesta primeira semana das “Oficinas Criativas” procedeu, depois, à plantação de duas árvores que vêm enriquecer o património natural daquele que é considerado o pulmão verde da cidade de Oliveira do Hospital.

Seguiu-se a dinamização de um desafio ambiental, através de um animado jogo de questões relacionadas com as temáticas do ambiente e da floresta. Este jogo, proporcionado no âmbito da oficina do Ambiente/Floresta, além de perguntas e respostas coloca outros desafios que testam os conhecimentos dos jogadores.

PUBLICIDADE

Já durante a tarde foi dado início à oficina de expressão dramática, durante a qual serão trabalhados dois textos, à escolha do grupo participante – “Os Músicos de Bremem” e “A Carochinha” – cujo resultado final será apresentado, no final de cada semana, aos pais e amigos de cada participante.

ab

Também na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira foram promovidas estas atividades, sendo que  os participantes não deixaram de assinalar o importante Dia Internacional das Florestas com a plantação simbólica de um carvalho, no jardim deste equipamento municipal.

O arranque das atividades foi acompanhado pela vereadora da Educação e da Cultura, Graça Silva e pela vereadora das Florestas e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias, que deram as boas vindas aos participantes.

Dirigidas às crianças entre os 6 e os 12 anos, as “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” funcionam, em simultâneo, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira até 1 de abril, e visam proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, lúdico, desportivo e ambiental, e uma ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos neste período de interrupção letiva.

Serão dinamizadas várias atividades: oficina de expressão dramática; oficina plástica; oficina do Ambiente/Floresta; oficina de som; oficina de desporto e expressão motora; e ainda uma oficina dedicada ao Património Histórico. No final de toda a atividade “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa” serão expostos os trabalhos de todos os participantes realizados no âmbito das oficinas.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE