Região

Oliveira do Hospital: Bombeiros salvam rebanhos que garantem o queijo mais famoso de Portugal

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 19-09-2025

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Francisco Rolo, fez esta noite um ponto de situação sobre o incêndio que deflagrou esta sexta-feira na zona da Póvoa de São Cosme.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o autarca destacou o esforço dos bombeiros no terreno não apenas para salvaguardar as populações, mas também para proteger os rebanhos ovinos da zona, uma das mais relevantes do país na produção do queijo Serra da Estrela.

Apesar da intensidade do fogo, que já atravessou o Rio Mondego e avança em direção ao limite dos distritos de Coimbra, Viseu e Guarda, a prioridade operacional incluiu a defesa de quintas, pastagens e estruturas agrícolas onde se concentram rebanhos de ovelhas bordaleiras.

PUBLICIDADE

Algumas pastagens foram consumidas pelas chamas, havendo já registo de prejuízos, incluindo perdas de animais. Segundo Francisco Rolo, será agora necessário um levantamento detalhado dos danos, tendo em vista o reforço da alimentação dos rebanhos e apoio aos produtores.

Durante o dia, quatro máquinas de rastos, operacionais de várias regiões do país e oito meios aéreos foram mobilizados para o combate às chamas. A aldeia das Seixas, uma das zonas mais críticas durante a tarde, está agora estabilizada, com forte presença de meios no terreno.

A previsão meteorológica para esta noite aponta para aumento da humidade relativa do ar e ausência de vento, o que poderá facilitar o controlo da frente ativa que ainda preocupa as autoridades, em direção à aldeia da Felgueira Velha.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE