O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa Igualdade Local Cidadania Responsável dedica, uma vez mais, o mês de junho à promoção da igualdade de género, através da realização de várias ações que têm como objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública.
PUBLICIDADE
Este ano, no Dia Municipal para a Igualdade – que em Oliveira do Hospital é comemorado a 21 de Junho desde 2011 –, a sociedade oliveirense é desafiada a assinalar este dia através do seguinte desafio: “Refletir, atuar, agir, pensar”.
Note-se que Oliveira do Hospital tem uma Conselheira Municipal para a Igualdade, que é uma referência cívica da sociedade oliveirense – a Professora Teresa Gouveia Serra.
Pese embora o facto de a pandemia ter obrigado a grandes mudanças e transformações na forma de comunicação entre as pessoas, o Município de Oliveira do Hospital não deixa, contudo, de lembrar aquele que constitui um dos principais pilares da ação política e social municipais – a promoção da igualdade de género e o combate a todas as formas de discriminação e violência.
Assim, através de várias iniciativas online, que vão desde os testemunhos à memória do trabalho realizado nesta área, Oliveira do Hospital procurará dar visibilidade a estas temáticas, numa ação que consagra uma década pela Igualdade, Cidadania e Não Discriminação.
Sublinhe-se que o Município de Oliveira do Hospital mantém, desde 2010, uma equipa constituída por colaboradores/as da autarquia e personalidades da sociedade civil, cujo trabalho nesta área permitiu já a implementação do II Plano Municipal para a Igualdade, numa ação concertada, participada e integrada de valorização da Igualdade enquanto valor essencial.
Neste âmbito e, nos últimos meses, procurou dotar o território concelhio de novas e melhores formas de trabalho, integrando o consórcio liderado pela ADIBER, para apresentação de uma candidatura, que visa a constituição de uma estrutura de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género.
Até ao final de Junho, a Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital, terá também uma rubrica intitulada “Leituras na Rádio”, que este mês é dedicada, em forma de homenagem pública, à escritora e feminista Maria Velho da Costa, falecida recentemente.
Do programa constam iniciativas diárias – como por exemplo depoimentos do Presidente da Câmara Municipal, José Carlos alexandrino, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro –, que serão divulgadas nas redes sociais do Município de Oliveira do Hospital, nomeadamente na página do Projeto Igualdade Local, Cidadania Responsável.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.