Coimbra

Oliveira do Hospital aposta em percurso turístico das levadas de rega

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 12-09-2013

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou hoje a criação de um percurso turístico, em Alvoco das Várzeas, que tira partido das antigas levadas de irrigação dos campos.

PUBLICIDADE

O Percurso Pedestre das Levadas de Alvoco das Várzeas, um projeto ainda em elaboração, “acompanhará estes canais de irrigação comunitária, com origem remota”.

Em comunicado, a Câmara de Oliveira do Hospital refere que a construção de algumas dessas levadas remonta provavelmente às ocupações romana e árabe.

PUBLICIDADE

“Desde sempre, serviram para conduzir a água aos terrenos de cultivo, atravessando o próprio povoado em algumas zonas”, adianta.

A futura rota permitirá “aos amantes do pedestrianismo atravessar locais de interesse turístico com paisagens deslumbrantes”, acompanhando as valadas, “com passagem por locais de intensa beleza”, como os açudes do Candam e da Quinta da Moenda e a ponte românica junto da praia fluvial de Alvoco das Várzeas.

PUBLICIDADE

publicidade

Com esta iniciativa, o município “pretende aumentar a oferta turística no concelho, à imagem do sucesso dos percursos turísticos das levadas” da ilha da Madeira.

A elaboração do projeto de execução “encontra-se na sua fase inicial, de levantamento e mapeamento do circuito e georreferenciação para localização da sua extensão” com interesse turístico.

Este trabalho, segundo a nota, está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal, em colaboração com a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas e a Junta dos Agricultores dos Regadios da localidade.

Esta aposta visa “criar um novo produto turístico muito atrativo e de características únicas, associado ao gosto pelas caminhadas que fazem bem à saúde e ao contacto com a natureza”, segundo o vice-presidente da Câmara, José Francisco Rolo, que detém o pelouro do Turismo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE