Região

Oliveira do Hospital apoiou agentes culturais do concelho com 85 mil euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 12-10-2022

O Município de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, apoiou 40 coletividades e grupos associativos do concelho com mais de 85 mil euros e já registou um investimento total na cultura de 518 mil euros nos últimos dois anos.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assinou, na sexta-feira, os protocolos de colaboração e cooperação com quatro dezenas de coletividades e grupos associativos do concelho, que “incluem para este ano a atribuição de apoios financeiros de valor superior a oitenta e cinco mil euros”, informou hoje a Câmara Municipal numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Este valor insere-se na estratégia municipal “OH+ Cultura | De Todos para Todos”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Com os apoios agora atribuídos, o investimento na cultura em Oliveira do Hospital nos últimos dois anos sobe para cerca de 518 mil euros”.

PUBLICIDADE

A formalização dos protocolos decorreu no âmbito das comemorações do Feriado Municipal, onde foi enaltecido, pela vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal, Graça Silva, o trabalho desenvolvido pelos agentes culturais, no período de pandemia provocada pela covid-19.

Graça Silva reconheceu ainda que a importância cultural do concelho “se deve ao capital humano”, que, ligado ao associativismo, “dota o concelho de uma grande riqueza cultural”.

O acesso a uma oferta cultural diversificada e dirigida a toda a população “tem sido uma preocupação constante” do município, assumida “através da oferta descentralizada e indo ao encontro do público sénior ou daquele que por motivos vários não se pode deslocar à sede de concelho” ou “apostando em iniciativas direcionadas para o público com necessidades especiais”.

De acordo com a autarquia, grande parte do investimento feito na cultura resulta de candidaturas elaboradas pelo Município de Oliveira do Hospital aos quadros de financiamento, bem como através da programação cultural em rede, no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

Em 2021 e 2022, a Câmara Municipal apoiou associações locais na realização de candidaturas a programas de apoio cultural, como, por exemplo, o projeto o “Montanhas D’artes – Festival de Artes de Oliveira do Hospital”, candidatado pela Liga de Iniciativa e Melhoramentos de Travanca de Lagos.

O Município de Oliveira do Hospital “tem ainda apoiado igualmente a requalificação de imóveis culturais e recreativos, tendo em conta os objetivos das associações”, ao nível da criação e da programação cultural.

“Estamos atentos aos desafios e temos desenvolvido um trabalho de proximidade com os agentes culturais e associativos, em sessões de apoio e motivação, com vista o desenvolvimento de novas ideias, projetos e criações culturais”, concluiu Graça Silva.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE