Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Oliveira do Hospital acolheu sessão de esclarecimento sobre o novo quadro comunitário para territórios do interior

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-12-2014

unnamed (18)

PUBLICIDADE

No âmbito do “Compromisso Beira Serra 14-20”, a ADIBER em colaboração com o Município de Oliveira do Hospital promoveu uma sessão pública, no dia 17 de dezembro, para esclarecer e auscultar contributos sobre o novo quadro comunitário. Esta reunião com parceiros onde se fizeram representar várias entidades de diferentes setores, como empresários, economia social, associativismo e coletividades, e autarquias locais, visou abordar o instrumento

“Desenvolvimento Local de Base Comunitária” (DLBC) que procura envolver os atores locais no desenvolvimento de respostas para os desafios sociais, ambientais e económicos e que pode facilitar a implementação de abordagens integradas dos Fundos Estruturais Europeus de Investimento. Trata-se do programa que sucede aos outros programas de iniciativa comunitária como LEADER2, LEADER+ e o Sub Programa 3 PRODER.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital registou a abertura da ADIBER “aos agentes do território desde o início do arranque de qualquer programa” lembrando que para a preparação da estratégia para o novo quadro comunitário foi importante a “assinatura do Compromisso Beira Serra 14-20 com um variado conjunto de parceiros”, um compromisso “coletivo da região para se juntar e estabelecer um programa de acesso a este envelope de ajudas financeiras que a União europeia disponibiliza para os territórios do interior”.

José Francisco Rolo sublinhou ainda a importância desta “ligação às autarquias que têm sido agentes dinamizadores, que chamam os agentes de cada concelho para serem ouvidos e trazerem propostas e linhas de força de atuação onde podem ser aplicados estes meios financeiros”. Dessa forma desafiou todo o concelho a trazer contributos “para linhas de ação” e “para a pré-qualificação deste território para o acesso que pretende ter ao Programa DLBC”.

PUBLICIDADE

Miguel Ventura, presidente da ADIBER, que explicou as linhas de ação que são conhecidas até ao momento deste plurifundo (financiamento com recurso a vários fundos europeus) com diferentes autoridades de gestão, sublinhou que se pretende elaborar “uma estratégia de desenvolvimento local para este território, na qual todos nós nos possamos rever e também sermos corresponsabilizados na sua execução, e no futuro, na sua implementação”. A ADIBER pretende “trabalhar desde o início para estarmos na linha da frente” tal como aconteceu na execução do PRODER e que possibilitou o acesso ao reforço de verbas daí que seja importante uma “participação ativa por parte de todos os parceiros” do território da Beira Serra.

Refira-se ainda que como metodologia facilitadora da participação ativa de todos os atores do território, a ADIBER disponibiliza no seu site, uma ficha de recolha de propostas que deve ser preenchida e entregue até ao final do mês, dia 31 de dezembro.

Mais informações em http://www.adiber.pt/destaques/compromisso-beira-serra-14-20

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com