A tradicional Romaria do Espírito Santo no largo dos Olivais está de volta a Coimbra. O certame começa a 17 de maio e promete aproximadamente um mês de atividades culturais e religiosas.
A abertura oficial da Romaria do Espírito Santo acontece a 17 de maio. No largo dos Olivais, vão estar 23 stands, com destaque para o artesanato, onde também não faltarão os tradicionais carrosséis para o público infantil e juvenil e stands de farturas para os mais gulosos
A animação musical está garantida nas noites de sexta-feira e sábado e durante as tardes de domingo. Neste certame podemos contar com a atuação de Tiago Silva (31 de maio), Arte Públika (6 de junho) e Beatriz Villar (7 de junho), assim como diversos grupos folclóricos e regionais.
PUBLICIDADE
Para além da componente artística, destacam-se as marchas populares. A 14 de junho, pelas 20:30, teremos o desfile e atuação das marchas populares nos Olivais, que conta com a atuação da Marcha da Cegonheira, Marcha de São João Vila Nova, Marcha da Arregaça, Marcha Vilamar e archa de Bairro de Celas e Olivais.
A 22 de junho acontece o desfile e atuação das marchas populares no bairro Norton de Matos onde atuará a Marcha de Arregaça, Marcha Popular de Cantanhede, Marcha Popular de Mata Mourisca, Marcha Popular de Sernelha e Marcha Popular de Santo António dos Olivais e Bairro de Celas.
Na programação religiosa, destaca-se a procissão de Santo António na noite de 13 de junho e o Cortejo do Imperador, a 15 de junho.
Recorde-se que a Romaria do Espírito Santo teve início no século XIII, sendo realizada anualmente nos terrenos junto à Igreja de Santo António dos Olivais.
A par da Romaria, já a partir de 10 de maio, a freguesia de Santo António dos Olivais celebra o Festival Unidos pela Cultura com a atuação do Grupo de Concertinas “Os Amigos da Paródia de Coimbra”, Grupo de Cavaquinhos “Giroflé”, Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” e da Banda Pop Rock da Associação Artística e Cultural “Salatinas”.
Depois, de 12 a 15 de maio, o Largo de Santo António dos Olivais recebe a II edição da Feira das IPSS, uma iniciativa da Junta com vista a ajudar as instituições de solidariedade social com sede na Freguesia de Santo António dos Olivais. O objetivo é angariar fundos “através da venda de artigos que elas próprias produzem”, refere o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais na conferência de Imprensa.
Veja o direto do Notícias de Coimbra:
Veja o direto do Notícias de Coimbra:
PUBLICIDADE