Cidade

Olivais comemora 160 anos com 3 princesas beatas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 25-11-2014

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais informa-nos que o “Mosteiro de Santa Maria de Celas vai abrir as suas portas no próximo Sábado para um evento inédito na cidade de Coimbra: O Encontro das três princesas beatas.”

PUBLICIDADE

O evento cultural “recria o ambiente histórico da Idade Média (século XIII) e reúne mais de uma centena de atores e figurantes, membros do coro e músicos, artesãos e membros de grupo folclórico para dar vida a um espetáculo que alia todas as artes performativas – dança, música, coro e teatro vão dar corpo a um evento cultural inspirado na vida das três irmãs, filhas do rei Sancho I, que fundaram os três Mosteiros femininos da Ordem de Cister na Região Centro – Celas, Lorvão e Arouca”.

A festa tem início às 10:00 com um mercado medieval instalado no Largo do Mosteiro de Celas, onde o vai ser recriado o ambiente típico e popular de um mercado medieval e termina com um espetáculo cultural marcado paras as 17:30.

PUBLICIDADE

Assinala o 160º aniversário da Freguesia de Santo António dos Olivais, que oferece aos seus fregueses um “evento cultural, criado e organizado pela Endlessenses, empresa de animação turística e organização de eventos culturais de Coimbra”.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Correia de Oliveira, o Mosteiro de Santa Maria de Celas é um dos mais singulares exemplares arquitetónicos da idade média que  “se encontra votado ao esquecimento”.

PUBLICIDADE

“Com a realização deste evento, gostaria de despertar a consciência de todos aqueles que assumem responsabilidades na preservação do património e da população para que este Monumento seja definitivamente integrado nos roteiros turísticos da cidade, da região e do país”, sublinha o autarca. “Assim, pretendo com todos recriar a história, projetando o futuro da freguesia”, concluiu.

PROGRAMA

10.00 – 17.30 – Mercado Medieval com oficinas artesanais e tasquinhas | Largo do Mosteiro de Celas

17.30 – Receção aos convidados pelas Monjas de Cister | Átrio principal do Mosteiro de Celas

18.00 – Introdução à vida monástica e aos costumes cistercienses e visita às oficinas artesanais | Átrio e Largo do Mosteiro

18.30 – 1a Teatralização “O Encontro das três princesas beatas” | Sala do Cadeiral

18.50 – 2a Teatralização “O Milagre de Livramento de D. Mafalda” com Coro D. Pedro

Cristo | Sala do Cadeiral

19.10 – 3a Teatralização “O Milagre da Abertura do túmulo de D. Teresa” com Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Coimbra | Sala do Capítulo

19.30 – 4a Teatralização “O Milagre da Anunciação de D. Sancha” com Coro D. Pedro Cristo e Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Coimbra | Claustros

19.45 – Bailado: “Princesas Beatas” com Flic Flac e Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Coimbra | Claustros

Atrizes Bailarinas Ana Figueiredo | Filipa Pina | Joana Nobre

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE