Universidade

Olimpíadas Portuguesas de Física. Quer ver quem venceu?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-04-2015

Decorreram no passado sábado, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra (UC), as finais regionais das Olimpíadas Portuguesas de Física.

PUBLICIDADE

As provas realizaram-se simultaneamente em Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Ponta Delgada e estiveram em competição alunos do 9º ano (que concorrem em equipas de três elementos) e do 11º ano (a título individual).

Os vencedores de cada região (as três melhores equipas do 9º ano e os dez primeiros classificados do 11º ano) ficaram apurados para a final nacional da competição, que terá lugar em Lisboa, no Museu da Eletricidade nos próximos dias 5 e 6 de Junho.

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed (4)

Na região centro, as medalhas de ouro, prata e bronze da competição do 9º ano foram entregues às Escolas Secundárias da Gafanha da NazaréMartim de Freitas (Coimbra) e Emídio Navarro (Viseu), respetivamente.

PUBLICIDADE

unnamed (5)

No 11º ano, Francisco Pêgo (Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra) obteve a medalha de ouro, Pedro Miguel Silva (EB 2/3 Júlio Dinis, Ovar) a medalha de prata, e José Rui de Carvalho (Escola Secundária da Mealhada) foi premiado com a medalha de bronze.

As Olimpíadas de Física são uma competição que promove o interesse pela Ciência junto dos estudantes dos ensinos básico e secundário, incentivando-os a aprender Física e a conhecer melhor o mundo que os rodeia. Têm sido apoiadas anualmente pela Agência Ciência Viva e pela Fundação EDP.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE