Coimbra

“Olhá Arrufada de Coimbra” no Largo de Sansão!

António Alves | 1 ano atrás em 01-04-2023

O Grupo Etnográfico da Região de Coimbra está a recriar este sábado, 1 de abril, na Praça 8 de Maio a tradicional Festa da Arrufada. Trata-se de uma tradição que ocorre sempre no penúltimo sábado antes da Páscoa e que o grupo decidiu retomar há, pelo menos, 12 anos na Baixa da cidade.

PUBLICIDADE

Usando o pregão “Olhá Arrufada de Coimbra”, oito vendedoras tentam conquistar todos aqueles que passam junto à fonte, de forma a divulgar aquele que é um dos doces tradicionais da cidade. O objetivo é vender, até às 13:!00, as 450 arrufadas que o grupo encomendou a uma empresa do concelho que o confeciona de forma tradicional.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o presidente do grupo Augusto Ferreira explicou que a Arrufada é um doce típico do Convento de Sant’Ana e que, com a extinção das ordens religiosas e “a saída de algumas auxiliares começara a fabricar este bolo”. Trata-se de um doce que pode ser adquirido todo o ano, mas que na altura da Páscoa servia como “folar” para os padrinhos oferecerem aos afilhados. “A compra, dizia a tradição, era sempre feita na Festa da Arrufada que tinha lugar no Largo de Sansão, agora Praça 8 de Maio”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além das Arrufadas, o grupo decidiu também comercializar os ramos de oliveira para serem benzidos na missa deste domingo e ainda um cesto com alguns dos discos editados pelo Grupo Etnográfico da Região de Coimbra.

Carregue na galeria e veja algumas das imagens da Festa da Arrufada

PUBLICIDADE

Direto NDC com presidente do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra

Direto NDC com uma das vendedoras de Arrufadas de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE