Coimbra
“Olhá Arrufada de Coimbra” no Largo de Sansão!

O Grupo Etnográfico da Região de Coimbra está a recriar este sábado, 1 de abril, na Praça 8 de Maio a tradicional Festa da Arrufada. Trata-se de uma tradição que ocorre sempre no penúltimo sábado antes da Páscoa e que o grupo decidiu retomar há, pelo menos, 12 anos na Baixa da cidade.
Usando o pregão “Olhá Arrufada de Coimbra”, oito vendedoras tentam conquistar todos aqueles que passam junto à fonte, de forma a divulgar aquele que é um dos doces tradicionais da cidade. O objetivo é vender, até às 13:!00, as 450 arrufadas que o grupo encomendou a uma empresa do concelho que o confeciona de forma tradicional.
Em declarações ao Notícias de Coimbra, o presidente do grupo Augusto Ferreira explicou que a Arrufada é um doce típico do Convento de Sant’Ana e que, com a extinção das ordens religiosas e “a saída de algumas auxiliares começara a fabricar este bolo”. Trata-se de um doce que pode ser adquirido todo o ano, mas que na altura da Páscoa servia como “folar” para os padrinhos oferecerem aos afilhados. “A compra, dizia a tradição, era sempre feita na Festa da Arrufada que tinha lugar no Largo de Sansão, agora Praça 8 de Maio”, disse.
Para além das Arrufadas, o grupo decidiu também comercializar os ramos de oliveira para serem benzidos na missa deste domingo e ainda um cesto com alguns dos discos editados pelo Grupo Etnográfico da Região de Coimbra.
Carregue na galeria e veja algumas das imagens da Festa da Arrufada
Direto NDC com presidente do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra
Direto NDC com uma das vendedoras de Arrufadas de Coimbra