Região

Oito milhões de euros para requalificar EN 344 na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 21-03-2022

A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) lançou hoje o concurso da primeira fase de beneficiação da Estrada Nacional 344, na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

A intervenção, que tem um preço base de oito milhões de euros, pretende efetuar uma “requalificação para promover a alteração das características geométricas da estrada, de modo a melhorar as condições de circulação e os índices de segurança rodoviária”.

“É um dia histórico, porque se trata de uma reivindicação com anos. Não pedimos nada de extraordinário – não foi um itinerário complementar ou uma autoestrada –, mas apenas a requalificação de uma estrada de serra, com a sinuosidade que lhe é inerente”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara da Pampilhosa, Jorge Custódio.

PUBLICIDADE

O autarca salientou que se trata do principal acesso à vila da Pampilhosa da Serra, fazendo a ligação ao Itinerário Complementar 8 e à Autoestrada 13, que dá acesso para Coimbra, sede do distrito.

“Esta é ainda a primeira fase, ficando a faltar uma segunda”, disse Jorge Custódio, referindo que esta primeira intervenção incide “na parte pior” da via, numa extensão de quase oito quilómetros, entre o cruzamento de acesso a Oleiros e a Pampilhosa.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Jorge Custódio, a intenção do município é “ir à luta com o novo Governo” para negociar o projeto da segunda fase, entre o alto da Maria Gomes e o cruzamento de Alvares, numa extensão de cerca de 12 quilómetros, “mas mais fácil de executar”.

A obra de requalificação da EN 344 tem um prazo de execução previsto de 420 dias, de acordo com o anúncio publicado hoje em Diário da República.

O prazo para a entrega das propostas termina no 33.º dia a contar de 16 de março.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE