Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Oftalmologista de Coimbra cria plataforma online que otimiza os resultados na cirurgia da catarata

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-11-2020

Miguel Raimundo, especialista do corpo clínico da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, é o criador de uma plataforma online clínica destinada a oftalmologistas, e que permite monitorizar e otimizar os resultados refrativos na cirurgia da catarata. Com esta nova ferramenta, batizada de IOLzero, os cirurgiões podem analisar de forma constante os seus resultados e introduzir fatores de correção para as cirurgias seguintes.

PUBLICIDADE

A ideia de construção do IOLzero colocou-se a Miguel Raimundo em consequência das suas próprias necessidades enquanto cirurgião oftalmologista. O software encontra-se nesta altura na fase final de desenvolvimento, estando já disponível para os oftalmologistas uma versão experimental, em https://iolzero.com, com praticamente todas as funcionalidades operacionais.

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira versão foi disponibilizada em maio deste ano, tendo o grosso do desenvolvimento sido feito durante o período de confinamento. O criador está convicto de que a plataforma estará madura o suficiente para se considerar estável em janeiro próximo.

O IOLzero é uma plataforma online pensada para oftalmologistas, que permite a monitorização e otimização de resultados refrativos na cirurgia da catarata, com recurso a técnicas de data science e algoritmos de otimização próprios. Trata-se de um processo de melhoria contínuo, que incorpora permanentemente o feedback e correções dos cirurgiões.

PUBLICIDADE

A catarata corresponde à opacificação gradual da lente natural do olho, o cristalino. Surge na maioria dos casos com o envelhecimento, embora outros fatores possam contribuir para o seu aparecimento, nomeadamente traumatismos, fármacos e doenças oculares ou sistémicas.

A cirurgia da catarata é um procedimento relativamente comum, rápido e indolor em que a catarata (cristalino opacificado) é substituída por uma lente intraocular que restaura a transparência dos meios oculares. Ao mesmo tempo permite corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia) através da personalização da lente intraocular consoante as necessidades de cada pessoa.

A seleção da lente intraocular a implantar requer um estudo pré-operatório cuidadoso, auxiliado pela mais recente tecnologia, bem como uma técnica intraoperatória irrepreensível.

A excelência na cirurgia de catarata moderna resulta da combinação dos melhores cirurgiões, das melhores tecnologias e das melhores técnicas de análise e otimização de resultados. Consegue-se assim uma cirurgia verdadeiramente personalizada às necessidades visuais e refrativas de cada doente.

Miguel Raimundo é médico Oftalmologista na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). É o criador do IOLzero, uma plataforma online de cálculos, otimização e benchmarking em cirurgia da catarata.

Realiza investigação na área das neurociências da visão no Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT) e é certificado em Investigação Clínica pela Harvard Medical School (HMS CSRT). É medical grader para ensaios clínicos no Coimbra Ophthalmology Reading Centre (CORC).

É autor de diversas publicações científicas em revistas nacionais e internacionais indexadas, com participação regular como palestrante em congressos nacionais e internacionais de Oftalmologia.

Foi distinguido enquanto primeiro autor por cinco vezes com prémios na área da Oftalmologia (SPO – Melhor Trabalho de Investigação em Cirurgia Refrativa Premium 2018, GER – Melhor Trabalho de Investigação Original em Retina 2017, SPO – Melhor Caso Clínico em Retina 2016, SPO – Melhor Trabalho de Investigação Original em Retina 2015, SPO – Melhor Trabalho de Inovação em Oftalmologia 2015).

A UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra surgiu em Coimbra, em 2013, e assumiu-se desde a primeira hora como pioneira na aplicação de técnicas e tratamentos inovadores a nível mundial, tornando-se uma referência internacional nas diversas áreas de Oftalmologia e sendo procurada por doentes oriundos de todo o mundo.

Liderada por Joaquim Murta, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e diretor do serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra funciona de forma autónoma no Hospital da Luz de Coimbra.

O corpo clínico da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra integra ainda 16 oftalmologistas e dois anestesistas, numa equipa multidisciplinar de prestígio nacional e internacional. A equipa é composta por Andreia Rosa, Dalila Coelho, Fausto Carvalheira, Filipa Ponces, Guilherme Castela, Isaura Regadas, Jorge Henriques, João Gil, João Pedro Marques, João Figueira, Maria João Quadrado, Maria Luz Cachulo, Miguel Raimundo, Pedro Fonseca e Rufino Silva, a grande maioria doutorados, em programa de doutoramento na Universidade de Coimbra, responsáveis de inúmeros projetos de investigação nacionais ou internacionais ou em importantes áreas assistenciais e com publicações científicas e intervenções nas principais revistas e congressos da especialidade

As áreas de especialização da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra são: Cirurgia de catarata e do segmento anterior do globo ocular; Cirurgia estética e rejuvenescimento oculofacial; Cirurgia oculoplástica das pálpebras, órbita e vias lacrimais; Cirurgia de rejuvenescimento facial; Cirurgia refrativa; Contactologia; Córnea e superfície ocular; Retina e vítreo (médica e cirúrgica); Distrofias hereditárias da retina; Estrabismo e oftalmologia pediátrica; Glaucoma; Inflamação ocular e tumores oculares; Neuroftalmologia; Oftalmologia geral; e Ensaios clínicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com