Conecte-se connosco

Lazer

Oficinas de arte romana na Casa Municipal da Cultura em novembro

Publicado

em

A Casa Municipal da Cultura vai receber oficinas de arte romana, no âmbito do projeto intermunicipal “Marcos Históricos – Romanização”. De acesso gratuito, as sessões para o público em geral decorrem de 3 a 5 e de 10 a 12 de novembro, das 18h30 às 21h00. Nos sábados, dias 6 e 13 de novembro, é às famílias que as oficinas se dirigem, com sessões entre as 10h00 e as 17h30 (10h00-13h00;14h30-17h30). O acesso à iniciativa está sujeito a inscrição através do e-mail [email protected].

No âmbito do projeto intermunicipal “Marcos Históricos – Romanização”, a Casa Municipal da Cultura vai acolher oficinas de arte romana.

A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer, de uma forma pedagógica, a construção de mosaicos romanos com tesselas (do latim tessellae), que são pequenas peças cúbicas em rocha calcária, vidro corado, cerâmica entre outros, que os romanos agrupavam e compunham segundo um desenho elaborado como um puzzle, unidas por um cimento, construindo um mosaico, designado por opus tessellatum.

Produzido pela empresa Décadas de Sonho, a iniciativa resulta de uma parceria entre os municípios de Coimbra, Penela e Condeixa-a-Nova (Parceiro Líder), no âmbito do projeto “Marcos Históricos – Romanização”, financiado por fundos europeus, que visa promover a dinamização e o desenvolvimento do património cultural enquanto instrumento de diferenciação e competitividade de territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística.

Além da Casa Municipal da Cultura, o projeto estende-se a três instituições de Coimbra, que replicarão a iniciativa junto dos seus utentes ou frequentadores das respetivas instalações: a APOSENIOR, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e a Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI). 

Os trabalhos resultantes da participação nas oficinas serão exibidos posteriormente, através da realização de uma exposição itinerante, que percorrerá os três municípios envolvidos.

O acesso à iniciativa, embora gratuito, está sujeito a inscrição através do e-mail [email protected]. A iniciativa respeita todas as orientações da Direção-Geral da Saúde, em prol da salvaguarda da saúde pública e segurança relativamente à mitigação da COVID-19.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link