Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Oficinas de arte romana na Casa Municipal da Cultura em novembro

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-11-2021

A Casa Municipal da Cultura vai receber oficinas de arte romana, no âmbito do projeto intermunicipal “Marcos Históricos – Romanização”. De acesso gratuito, as sessões para o público em geral decorrem de 3 a 5 e de 10 a 12 de novembro, das 18h30 às 21h00. Nos sábados, dias 6 e 13 de novembro, é às famílias que as oficinas se dirigem, com sessões entre as 10h00 e as 17h30 (10h00-13h00;14h30-17h30). O acesso à iniciativa está sujeito a inscrição através do e-mail oficinadearteromana@gmail.com.

PUBLICIDADE

No âmbito do projeto intermunicipal “Marcos Históricos – Romanização”, a Casa Municipal da Cultura vai acolher oficinas de arte romana.

A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer, de uma forma pedagógica, a construção de mosaicos romanos com tesselas (do latim tessellae), que são pequenas peças cúbicas em rocha calcária, vidro corado, cerâmica entre outros, que os romanos agrupavam e compunham segundo um desenho elaborado como um puzzle, unidas por um cimento, construindo um mosaico, designado por opus tessellatum.

PUBLICIDADE

publicidade

Produzido pela empresa Décadas de Sonho, a iniciativa resulta de uma parceria entre os municípios de Coimbra, Penela e Condeixa-a-Nova (Parceiro Líder), no âmbito do projeto “Marcos Históricos – Romanização”, financiado por fundos europeus, que visa promover a dinamização e o desenvolvimento do património cultural enquanto instrumento de diferenciação e competitividade de territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística.

Além da Casa Municipal da Cultura, o projeto estende-se a três instituições de Coimbra, que replicarão a iniciativa junto dos seus utentes ou frequentadores das respetivas instalações: a APOSENIOR, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e a Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI). 

PUBLICIDADE

Os trabalhos resultantes da participação nas oficinas serão exibidos posteriormente, através da realização de uma exposição itinerante, que percorrerá os três municípios envolvidos.

O acesso à iniciativa, embora gratuito, está sujeito a inscrição através do e-mail oficinadearteromana@gmail.com. A iniciativa respeita todas as orientações da Direção-Geral da Saúde, em prol da salvaguarda da saúde pública e segurança relativamente à mitigação da COVID-19.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com