A magia do Natal já ilumina as ruas de Coimbra.
A cerimónia oficial de inauguração da iluminação natalícia decorreu esta sexta- feira na Praça 8 de Maio, num momento simbólico que reuniu famílias, crianças, autarcas e, claro, a Mãe e o Pai Natal.
Perante dezenas de crianças, a autarca deixou uma mensagem especial aos mais novos — e um pedido bem-humorado ao Pai Natal. “As nossas crianças portaram-se todas bem. E se houve um dia menos bom, desculpe-as, Pai Natal… são crianças!”, disse, arrancando risos do público.
PUBLICIDADE
Após a contagem decrescente feita em conjunto com a multidão, a cidade acendeu oficialmente as luzes de Natal, arrancando aplausos e encantamento entre os presentes.
Depois da chegada do Pai e da Mãe Natal à Praça 8 de Maio, o ambiente ganhou ainda mais cor com o concerto que inaugurou a programação. O Coro da Escola de Música São Teotónio e o Coimbra Gospel Choir, da Amazing Arts – Companhia de Artes de Coimbra, apresentaram um repertório natalício que ecoou pela Baixa e recebeu forte aplauso da população.
Em declarações ao NDC, a presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, destacou o simbolismo e a importância da inauguração das luzes de Natal, num momento que marcou oficialmente o início da quadra festiva na cidade.
A presidente sublinhou que este é um momento especial também por ser o seu “primeiro Natal como Presidente da Câmara”. Para Ana Abrunhosa, a iluminação representa mais do que decoração: “O Natal é luz, é família, é encontro. As luzes em mais de 40 locais emblemáticos de Coimbra pretendem simbolizar isso mesmo: o espírito de Natal, o calor, a alegria, a solidariedade, a amizade e a família.”
A autarca salientou que a aposta na iluminação da Baixa e da Rua da Sofia tem também um objetivo económico: dinamizar o comércio tradicional. “Queremos que as pessoas venham à Baixa, que comprem nas nossas lojas, que vivam este ambiente de Natal. Que as ruas se encham de famílias, crianças e alegria”, afirmou, lembrando que a iluminação atravessa também a Ponte de Santa Clara, iluminando as duas margens do Mondego.
Numa nota de reconhecimento institucional, Ana Abrunhosa agradeceu ainda o trabalho do anterior executivo: “Quando chegámos, este trabalho estava feito. É devido um agradecimento.”
Sobre a programação municipal para as próximas semanas, Ana Abrunhosa afirmou que a cidade terá “alegria na Baixa, eventos e vários momentos culturais”.
PUBLICIDADE

