Economia

Observatório é decisivo para o conhecimento do turismo no Centro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-03-2023

 O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) lançou um conjunto de inquéritos às empresas do setor do Turismo, com o objetivo de monitorizar de forma sistemática a evolução da atividade na região.
 
O inquérito mensal “Atividade Económica” é um dos quatro inquéritos disponíveis na plataforma do Observatório. Nesta altura, e até 31 de março, está a decorrer o inquérito referente à atividade turística em janeiro. Nas segundas quinzenas de abril e maio vai ter lugar a recolha de dados relativa a fevereiro e março, respetivamente.
 
Além do inquérito mensal, o OTSCP desafia os empresários a participar em outros três formulários estatísticos: “Caracterização da Empresa”, a preencher uma só vez, e passível de atualização futura; “Expectativas”, que consiste numa pergunta anual a ser respondida no primeiro semestre de cada ano; e “Ambiente e Responsabilidade Social”, um inquérito anual a ser respondido também durante o primeiro semestre de cada ano.
 
As empresas que participarem receberão mensalmente, como contrapartida, um Relatório sobre a Atividade Económica das Empresas do Centro de Portugal, cujo valor será proporcional ao nível de adesão das empresas durante a recolha de dados.
 
Os inquéritos em curso inserem-se no SMAT – Sistema de Monitorização da Atividade Turística do Centro de Portugal, um sistema próprio de produção estatística para a atividade turística que o OTSCP está a instituir na região. O SMAT é compatível com o modelo ETIS – European Tourism Indicator System, que estabelece as diretrizes da União Europeia para a monitorização da atividade turística.
 
Depois de instituído, o SMAT proporcionará aos agentes económicos do Centro de Portugal dados rigorosos e detalhados da atividade turística, em tempo útil, tornando possível a produção de relatórios mensais, semestrais e anuais.
 
“A monitorização do Turismo a nível regional é um instrumento fundamental para garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor no Centro de Portugal. Ao avançar com estes inquéritos e com o SMAT, o Observatório torna-se um elemento decisivo para o conhecimento integrado do setor do Turismo na região”, considera Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.
 
“No entanto, a monitorização eficiente da atividade turística depende da resposta colaborativa e eficiente dos empresários, turistas e residentes. Para isso, é essencial que as empresas estejam disponíveis para participar nos inquéritos mensais e anuais do Observatório. Recordo que esta participação requer apenas escassos minutos da sua disponibilidade”, acrescenta Pedro Machado.
 
O acesso à plataforma do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal realiza-se através das credenciais das empresas, na ligação https://smat.observatorio-tcp.pt/smat, sendo possível a recuperação da password e a criação de novo registo. Para qualquer esclarecimento pode ser contactado o e-mail observatorio@turismodocentro.pt.

PUBLICIDADE

A plataforma foi concebida de modo a garantir a proteção dos dados confidenciais dos inquiridos, nomeadamente o anonimato das empresas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE