Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Observatório da Universidade de Coimbra “estuda” Abusos Sexuais na Igreja

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 30-03-2023

O Observatório do Trauma (OT) do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um dossier temático sobre os Abusos Sexuais na Igreja Católica Portuguesa, que compila várias notícias, documentos úteis e textos de opinião sobre o tema.

PUBLICIDADE

Atento aos impactos da publicação do relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, o OT criou um espaço que, para além da partilha de recursos – como a Linha de Apoio do Observatório –, procura estimular a reflexão e o debate de ideias.

O dossier conta com análises exclusivas de investigadores do OT e do CES. Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra e Professora Universitária) avalia as potenciais repercussões da mediatização de histórias de violência sexual; Aida Dias (Psicóloga) examina as possíveis consequências do abuso sexual na idade adulta das vítimas e João Veloso (Psicólogo) destaca a pertinência da disponibilização permanente de estruturas de apoio eficazes.

O OT salienta ainda as observações de José Manuel Pureza (Professor Universitário) sobre os desafios trazidos para a Igreja Católica em Portugal, o texto de Gonçalo Cholant (Professor Universitário) sobre a importância da narrativização do trauma e o comentário de João Pedroso (Jurista e Professor Universitário) sobre a prescrição dos crimes de abuso sexual. 

O dossier “Abusos Sexuais na Igreja” será atualizado regularmente e pode ser consultado na página do Observatório do Trauma, aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com