Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Obras cortam trânsito na rua do Teodoro até 30 de junho!

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-05-2022

A rua do Teodoro, no troço entre a ladeira das Alpenduradas e a rua Santos Rocha, vai estar cortada ao trânsito automóvel a partir de amanhã, 24 de maio, e até 30 de junho. Esta obra, que representa um investimento de 423.483,32 euros (IVA incluído) e está a cargo da empresa Marsilop – Sociedade de Empreitadas, S.A., está incluída no lote 4 de uma ampla empreitada de requalificação dos caminhos pedonais de Celas à Arregaça.

PUBLICIDADE

Vai avançar mais uma fase da obra do lote 4, integrado na ampla empreitada de requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça que representa um investimento global de 2,6 milhões de euros e que a autarquia já deu início em maio do ano passado.

Integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, esta intervenção, que tem a duração prevista de um mês, incide na rua do Teodoro, no troço entre a ladeira das Alpenduradas e a rua Santos Rocha, o que vai implicar o corte do trânsito automóvel nos dois sentidos.

PUBLICIDADE

publicidade

Haverá igualmente um condicionamento de trânsito com estreitamento de via no troço desde o Mercado do Calhabé até ao entroncamento com a travessa dos Combatentes. O acesso local ao referido troço será permitido unicamente a veículos prioritários e moradores, com entrada pela rua Santos Rocha, possibilitando-se o estacionamento condicionado à execução dos trabalhos, que decorrem entre 08h00 e as 18h00.

Os trabalhos não vão impedir a circulação pedonal, que se manterá em corredor sinalizado para o efeito, no lado oposto à execução dos trabalhos, que passam pela execução de passeio para ligação aos existentes com vista à melhoria das condições de circulação e de segurança pedonais. Está ainda previsto que a partir das 18h00 do dia 09 de junho seja reposta a circulação ascendente entre a rua Santos Rocha e a ladeira das Alpenduradas. 

PUBLICIDADE

A obra está a cargo da empresa Marsilop – Sociedade de Empreitadas, S.A., que venceu o concurso público, e representa um investimento de 423.483,32 euros (IVA incluído). 

Esta empreitada (lotes 2 – ligação da rua Miguel Torga à rua Infanta Dona Maria; 3 – envolvente da escola Dona Maria; e 4 – rua General Humberto Delgado e Arregaça) foi adjudicada em maio de 2021, pelo valor global de 1.491.380,99 euros (IVA incluído), com o objetivo de melhorar as acessibilidades pedonais em termos de segurança e conforto, eliminando barreiras a pessoas com mobilidade reduzida. Já o lote 1, foi consignado em novembro à empresa Engiperfil, Lda. e representa um investimento de 295.171,51 euros (IVA incluído), que vai permitir a construção e remodelação de passeios na rua Bernardim Ribeiro e a requalificação da ladeira dos Lóios. Por fim, em dezembro, a CM Coimbra consignou o último lote desta empreitada, o lote 5, que prevê a requalificação urbana da zona de ligação da rua dos Combatentes com a rua do Brasil e espaços envolventes, uma obra que está a ser realizada pela empresa Civibéria – Obras Civis, SA., pelo valor de 834.008 euros (IVA incluído). Assim, esta empreitada de requalificação de caminhos pedonais representa um investimento global de 2,6 milhões de euros.

O objetivo global da empreitada é, pois, promover a circulação pedonal, garantindo que as superfícies regulares sejam desimpedidas de obstáculos, que o espaço seja organizado de forma a melhorar a visibilidade e a leitura do território, tornando-o mais confortável e aprazível através da plantação de árvores e da colocação de mobiliário urbano. Trata-se, assim, de requalificar diversos caminhos pedonais que ligam a zona da Cumeada (avenida Dias da Silva, perto do Liceu José Falcão) à Arregaça, percursos esses que são utilizados diariamente pela população e que fazem o acesso de zonas residenciais de grande densidade populacional a núcleos de concentração de serviços, comércio, estabelecimentos de ensino, que pela sua centralidade permitem ainda a ligação a outros equipamentos, como os de saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com