Região

Obra na estrada de acesso à EB 2,3 e Secundária da Tocha está em fase de conclusão

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 24-03-2024

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, esteve na quarta-feira, para ver a obra na estrada de acesso à EB 2,3 e Secundária da Tocha, que se encontra em fase de conclusão. 

PUBLICIDADE

“Esta empreitada representa não só um avanço na mobilidade urbana, mas também um investimento na segurança e acessibilidade da comunidade geral. Com a conclusão dos trabalhos, a autarquia espera facilitar o trânsito aos automobilistas e aos peões, proporcionando um ambiente mais seguro para todos”, sublinhou Helena Teodósio. 

A intervenção incidiu no alargamento da estrada e criação de lugares de estacionamento ao longo da via, execução de passeios, realização de infraestruturas de abastecimento de águas, rede de saneamento, rede de águas pluviais e negativos para infraestruturas elétricas.

PUBLICIDADE

A colocação da camada de regularização em betuminoso está prevista acontecer no período da paragem letiva relativa às férias da Páscoa. 

Esta requalificação urbanística tem como objetivo reduzir a velocidade automóvel na zona urbana, garantindo, melhorando e protegendo o circuito pedonal do peão no acesso ao edifício escolar e às habitações ali existentes. 

PUBLICIDADE

publicidade

As faixas laterais da rua destinam-se à construção de passeios, ficando estes dotados da largura suficiente para pessoas de mobilidade reduzida, designadamente em cadeiras de rodas. 

Para tal, foram demolidos e reconstruídos alguns muros que se encontram próximos da via.

O parqueamento automóvel é assegurado em vários espaços paralelos à rua, enquanto o pavimento da faixa de rodagem vai ser requalificado, com aplicação de camada de pavimento betuminoso.

A intervenção contempla ainda a melhoria da sinalização vertical e a aplicação de sinalização horizontal.

Além da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, nesta visita esteve também presente o vereador, Fernando Pais Alves, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz e João Gomes, da direção do Agrupamento de Escolas Gândara Mar.

Entretanto vai avançar a empreitada na travessa perpendicular à Rua das Escolas, criando uma alternativa importante à circulação viária. 

A intervenção será ao nível das infraestruturas de água pluviais, residuais e abastecimento de água, estando prevista a criação de um passeio num dos lados da rua, possibilitando o acesso ao estacionamento, entretanto criado pela Junta de Freguesia da Tocha. Os trabalhos serão finalizados com a pavimentação do arruamento com camada de betuminoso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE