Vamos

Obra fotográfica de Formidável exposta na Biblioteca Municipal de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-11-2021

A obra fotográfica de Fernando Marques, conhecido como Formidável, estará em destaque na Biblioteca Municipal de Coimbra, no âmbito de mais uma edição da exposição sob o tema “Memorizar Coimbra”. A mostra, que apresenta um conjunto de 13 registos fotográficos que identificam a cidade nas décadas de 50 a 70 do século XX, abre ao público na próxima quarta-feira, 10 de novembro, e pode ser visitada até 28 de fevereiro de 2022.

PUBLICIDADE

A iniciativa decorre da evocação dos 110 anos do nascimento de Fernando Marques, fotógrafo que nasceu em Coimbra, a 20 de setembro de 1911, recordando algumas das suas imagens e prestando, assim, homenagem ao homem simples e bom que todos conhecem como o fotógrafo Formidável. Apesar de ter percorrido o país e o estrangeiro acompanhando a sua Académica, foi essencialmente Coimbra, as gentes, os lugares e os acontecimentos que ficaram registados nas películas de Formidável.

Fernando Marques foi também agraciado pela Câmara Municipal de Coimbra, a 25 de abril de 1995, com a atribuição de um prémio especial. Sete anos depois foi-lhe concedido, a título póstumo, a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade. O Governo juntou-se, então, à homenagem galardoando o fotógrafo com a Medalha de Bons Serviços Desportivos.

PUBLICIDADE

“Memorizar Coimbra” é uma iniciativa de caráter expositivo e regular que o Município de Coimbra tem levado ao público, com o intuito de divulgar e valorizar o acervo imagético municipal, designadamente o existente no serviço da Imagoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra.

A mostra fotográfica é de acesso livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, na Casa Municipal da Cultura, sita na Rua Pedro Monteiro, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE