Conecte-se connosco

Coimbra

Óbito/Veiga Simão: Rui Machete recorda homem “muito importante” e “inovador”

Publicado

em

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, lamentou hoje a morte do professor e antigo ministro Veiga Simão, que recordou como um homem “muito importante” e “inovador” na educação.

“Foi um homem muito importante em Portugal no campo da educação. Ainda sob a ditadura conseguiu ser um ministro inovador. O seu papel na modernização do ensino superior em Portugal foi notável”, disse Rui Machete à agência Lusa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou ainda a sua importância na criação das novas universidades portuguesas, considerando que depois do 25 de abril de 1974, “porque era um democrata”, desempenhou “um papel muito importante no sentido de adaptar o sistema educativo às novas necessidades”.

“E por isso com muito respeito que me curvo sobre a sua memória”, disse Rui Machete, expressando condolências à família do último ministro da Educação do Estado Novo.

Rui Machete, que entre 1983 e 1985 foi colega de Governo de Veiga Simão num executivo que tinha Mário Soares como primeiro-ministro, recorda desses tempos a “jovialidade” e a “confiança no futuro” que emanava do então ministro da Indústria e Energia.

“Era um homem com jovialidade e confiança no futuro, entusiasmado com aquilo a que se dedicava e um bom colega de Governo”, sublinhou.

O antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão morreu hoje aos 85 anos, no Hospital dos Lusíadas, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte familiar.

O funeral realiza-se no domingo para o cemitério do Alto de São João.

Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960.

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a “reforma Veiga Simão”.

Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Indústria e Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António Guterres.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com