Conecte-se connosco

Coimbra

Óbito/Veiga Simão: PS expressa profundo pesar e recorda reformas notáveis no ensino

Publicado

em

O PS expressou hoje profundo pesar pela morte do ex-ministro Veiga Simão, que recordou como um ilustre professor e político a quem o país deve reformas notáveis no ensino público.

“José Veiga Simão foi um ilustre professor e político a quem o país deve reformas profundas e notáveis no ensino público”, assinalou o PS, em comunicado enviado à Agência Lusa.

Expressando profundo pesar e sentidas condolências pelo falecimento do ex-governante, o Partido Socialista recordou ainda que, durante o regime democrático, Veiga Simão “desempenhou funções relevantes de governo, primeiro, em 1983, como ministro da Indústria e Economia e, em 1997, como ministro da Defesa”.

O antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão morreu hoje aos 85 anos, no Hospital dos Lusíadas, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte familiar.

Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960.

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a “reforma Veiga Simão”.

Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com