Vamos

Ó Zé! Ó Zé! A estrela improvável da FATACIS

Susana Brás | 55 minutos atrás em 18-09-2025

Ó Zé! Ó Zé! – A alegria que dá vida à FATACIS em Soure

Regressou a Soure esta quinta-feira, 18 de setembro, mais uma edição das tradicionais Festas de São Mateus e Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria (FATACIS) com seis dias de festa, concertos, feiras temáticas.

Mas quem entra no espaço do artesanato da FATACIS não se depara apenas com bancas cheias de cores e sabores: há também um som inconfundível, meio sino, meio pregão, sempre acompanhado de um enérgico “Ó Zé! Ó Zé!” que ecoa pelos corredores.

O autor desta animação é um lousanense peculiar, vindo da praia fluvial da Bogueira, Casal de Ermio, que não se cansa de gritar e sorrir. O lema está escrito e sentido: “Dar Vida e Ser Feliz”. É esta a filosofia que transporta nas suas plantas, nos frutos e, sobretudo, na disposição.

PUBLICIDADE

— Mas afinal, porquê “Dar Vida e Ser Feliz”?
A resposta não podia ser mais original: dois cães, adotados no canil de Coimbra, deram o mote. Um chamou-se “Dar Vida”, o outro “Ser Feliz”. A eles juntou-se uma gata “Sorrir” e até um gato “Briosa” (em homenagem à Académica, claro). Resultado: um hino de nomes que se transformou em estilo de vida.

E assim, entre mirtilos, cactos, suculentas e malaguetas “com poder especial” — que o próprio anuncia como o “Viagra dos pobres” — o Zé vai puxando as pessoas, sempre com boa música a tocar das colunas, porque, como ele diz:
— “A música conecta o mundo. E eu gosto de ver as pessoas felizes.”

No improviso, tudo serve para animar:
— “Ó Zé! Ó Zé! Ó Zé! Venham cá ver, que isto é top mundial!

Com humor espontâneo, o Zé transforma a sua banca numa verdadeira performance. Entre vender romãs, oferecer piripiri com receita de forno e explicar que o preço “depende da cara do cliente”, espalha energia e gargalhadas por quem passa.

E se a FATACIS já é motivo para festa, com o Zé ao microfone improvisado, tudo ganha outro ritmo. Porque, no fim de contas, como ele repete com convicção:
— Dar vida e ser feliz é isso mesmo, ó Zé!

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE