Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“O Vislumbre de Um Império: O maior evento de recriação histórica da época romana regressa a Condeixa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-06-2019

O maior evento de recriação histórica da época romana regressa a Condeixa, este fim de semana, com um reforço da programação, estreando um workshop e jantar temático dedicado à alimentação romana e mantendo os principais espetáculos e habituais números de animação de rua.

PUBLICIDADE

Este ano, pela primeira vez, a programação da 6ª edição de “Condeixa – O Vislumbre de um Império” estende-se por três dias, de sexta feira a domingo, com a participação de cerca de meio milhar de atores e figurantes. O cartaz apresenta espetáculos teatrais, acampamento de legionários, quinta de animais, gladiadores, teatro de rua, artesãos, música ao vivo e dança.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento “Condeixa – O Vislumbre de um Império” arranca já esta sexta feira, dia 14 de junho, pelas 20 horas, na praça da alimentação do recinto, com o workshop “Sabores do Império Romano”, seguido de jantar, dedicados à alimentação romana. A palestrante é Cármen Soares, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e professora do doutoramento em alimentação romana e mestrado sobre a mesma temática. O jantar será assinado pelo chef Luis Lavrador que orientou a formação das associações representadas na praça de restauração do recinto. Os bilhetes para o workshop e jantar estão limitados a 200 pessoas, custam 10 euros, e podem ser adquiridos no Posto de Turismo de Condeixa.

No sábado, o destaque vai para o “Espetáculo Impéria”, a partir da meia noite, no cenário vivo das Ruínas de Conimbriga. A ação situa-se nos anos 80 depois de Cristo sob o comando do imperador Tito Flávio César Vespasiano Augusto, a cujo governo se atribui a construção de grandes obras, como a do Coliseu de Roma, numa época de auge para o império romano. Atendendo à habitual forte afluência e considerando que a lotação do recinto é de 800 lugares, a entrada neste espetáculo estará sujeita, pela primeira vez, ao pagamento de bilhete pelo valor simbólico de 2 euros, para controle de entradas, garantindo maior conforto e segurança aos espetadores. Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo de Condeixa – até sexta-feira -, ou no dia do espetáculo à entrada das Ruínas de Conimbriga, a partir das 18 horas.

PUBLICIDADE

No domingo, o evento “Condeixa – O Vislumbre de um Império” despede-se com o espetáculo “Municipium – Celebrando a elevação de Conimbriga a município (Parte II)”, tema da 6ª edição e um segundo ato do espetáculo estreado na edição do ano passado. “Municipium” assinala a conclusão das grandes obras públicas do Forum e das Termas Sul de Conimbriga com um dia de festa.

Ainda no domingo haverá o Cortejo Inaugural, a partir das 10h30, com início no Museu PO.RO.S e término na Câmara Municipal de Condeixa e, às 16 horas, o Cortejo Imperial, desde Condeixa-a-Velha até às Ruínas de Conimbriga.

De acordo com o programa estão ainda previstas visitas guiadas às Ruinas de Conimbriga na sexta feira (22h00), sábado (21h30, 21h40, 21h50 e 22h00) e no domingo (17h30, 18h00 e 18h30), mediante pré-marcação através do endereço mmconimbriga@gmail.com .

Refira-se que cada edição do evento “Condeixa – O Vislumbre de um Império” apresenta um tema dominante, inspirado num acontecimento ou dimensão marcantes da antiga cidade romana de Conimbriga, envolvendo centenas de figurantes e vários grupos de animação que dão vida a um imponente espetáculo, transfigurando a vila de Condeixa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com