Conecte-se connosco

Coimbra

O teu futuro está no ISMT

Publicado

em

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra,  é um dos mais antigos estabelecimentos de ensino superior universitário privado português, com mais de oito décadas de existência (tendo iniciado a sua atividade em 1937), fazendo parte da rede nacional de ensino superior português, e reconhecido de utilidade pública.

Tem como missão a criação, a transmissão e a difusão da cultura e da ciência, e, ainda, fomentar a criação das condições para a realização da investigação, sempre numa perspetiva de desenvolvimento e enriquecimento do indivíduo e da comunidade.

O ISMT está enquadrado no âmbito do ensino superior particular e cooperativo e é ainda uma entidade formadora acreditada.

Tem uma oferta formativa abrangente e atrativa (licenciaturas, pós-graduações, mestrados, cursos de especialização, etc.) que possibilita aos alunos o contacto com a realidade laboral, quer através de múltiplas parcerias, quer no âmbito da realização de estágios.

A oferta  formativa do ISMT abarca já vários graus e áreas do saber, tais como, Audiovisuais e Comunicação, Ciências Empresariais, Ciências Sociais e do Comportamento e Informática:

Cursos de 1.º ciclo (licenciaturas):
Design de Comunicação
Jornalismo
Multimédia
Comunicação Empresarial
Gestão
Gestão de Recursos Humanos
Empreendedorismo
Psicologia
Serviço Social
Informática (2 áreas de especialização)

Cursos de 2.º ciclo (mestrados):
Psicologia Clínica (3 áreas de especialização)
Serviço Social

O ISMT tem apostado na qualificação do seu corpo docente, e, também, na formação dos  funcionários não docentes, permitindo assim a constituição de um corpo de docentes e funcionários criativo, crítico e inovador. 

A instituição quer contribuir para a criação de uma massa crítica consistente, e porque deseja consubstanciar um projeto de ensino inovador e adaptado às exigências do mercado de trabalho. E porque o novo milénio se baseia na qualidade, esta é a grande aposta do  ISMT,  “o lugar onde o futuro já começou!”.

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), como estabelecimento de ensino superior universitário, tem como missão a criação, a transmissão e a difusão da cultura e da ciência, e, ainda, fomentar a criação das condições para a realização da investigação, sempre numa perspetiva de desenvolvimento e enriquecimento do individuo e da comunidade.

Para cumprir a sua missão, o Instituto desenvolve: Formação a nível graduado e pós-graduado – cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado; Formação de curta duração – em áreas diversas e numa perspetiva de atualização de conhecimentos; Investigação e Desenvolvimento.

Como principais objetivos, e de acordo com os seus Estatutos, o ISMT destina-se a ministrar o ensino e promover a investigação, constituindo-se como um centro de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e tem como fins a formação humana, cultural, social e técnica, a realização da investigação, a prestação de serviços à comunidade numa perspetiva de valorização recíproca, o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres locais, nacionais e estrangeiras, a contribuição, no seu âmbito de atividades, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos, com especial destaque para os países de língua oficial portuguesa e os países europeus.

Tendo em conta a natureza do ISMT e os seus objetivos, o Projeto educativo, científico e cultural do ISMT desenvolve-se em torno de alguns eixos prioritários, encontrando-se intimamente ligado (e articulado) com o Plano Estratégico da instituição, e estando envolvidos neste processo todos os Órgãos/Departamentos/Serviços do ISMT.

Um primeiro eixo centra-se no ensino e investigação, como elemento fundamental da atividade de ensino universitário, orientando-se para a oferta de formações científicas sólidas, conjugada com a componente de investigação.

Neste contexto, de salientar a estratégia de diversificação das áreas formativas, com o desenvolvimento de novas áreas do saber, nomeadamente nas áreas das novas tecnologias e das ciências empresariais.

Por outro lado, uma atenção especial à área da investigação e produção científica, com a criação de um Departamento de Investigação & Desenvolvimento, a publicação de duas revistas científicas e a política de incentivo à investigação e ao aumento da produção científica.

É ainda de salientar a ligação do ISMT ao CEPESE (centro de investigação acreditado pela FCT), como sócio coletivo, e também a criação, em 2014, do prémio anual de Investigação do Instituto Superior Miguel Torga.

Outro eixo muito importante do Projeto Educativo, Científico e Cultural do ISMT diz respeito à ligação do ensino/investigação à prestação de serviços à comunidade.

Finalmente, e para completar a referência aos principais eixos orientadores do Projeto Educativo, Científico e Cultural do ISMT, importa fazer menção à estratégia de internacionalização, desempenhando neste ponto um papel importante o Gabinete de Relações Internacionais.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com