Primeira Página

“O SIT é a estrela deste verão”. Autocarros “inteligentes” vão ligar a Região de Coimbra em menos de 1 hora

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 07-08-2025

A mobilidade sustentável e inteligente foi um dos temas em destaque no estúdio do Notícias de Coimbra na EXPOFACIC, com a presença de Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“A CIM tem um imenso orgulho neste evento, que é um dos pontos máximos da região e, arrisco dizer, do país”, afirmou o autarca, sublinhando a importância estratégica da feira para a promoção da região.

PUBLICIDADE

A grande novidade que a CIM traz este verão é o SIT– Sistema de Mobilidade Intermunicipal, cuja operação arrancou no dia 1 de agosto. Para Emílio Torrão, trata-se de um “passo gigante” para a mobilidade responsável: “O SIT é a estrela deste verão. Iniciámos uma nova era na mobilidade da região. O futuro está no transporte público mais ecológico e mais responsável.”

Os novos autocarros estão equipados com ar-condicionado, wi-fi gratuito, tecnologia de ponta e prometem um serviço de nível europeu. O sistema está ainda em fase de afinação, mas promete transformar a forma como os cidadãos se deslocam. “Muito em breve, as pessoas vão poder usar o Google para saber onde está o autocarro, tal como numa capital europeia.”

A nova operação já está a servir o evento em Cantanhede. O EXPOFACIC BUS está a ser um sucesso e está a garantir que muitos visitantes possam usufruir do evento de forma mais segura: “Tem sido um sucesso. As pessoas podem divertir-se e depois regressar a casa em segurança. Isso é o que mais queremos.”

Segundo Emílio Torrão, esta nova cultura de transporte responsável é também uma forma de educar os utentes: “Queremos promover esta responsabilidade, este civismo, e as pessoas estão a aderir. Isso é muito positivo.”

A ambição da CIM é clara: ligar todos os concelhos da região a Coimbra em menos de uma hora. Essa aproximação é vista como essencial para o desenvolvimento do território: “Não queremos ser uma área metropolitana nos moldes de Lisboa ou Porto, mas temos Coimbra como centro metropolitano de referência.” “Com esta nova rede de transportes, conseguimos unir comunidades, aproximar pessoas e até abrir portas ao turismo com transporte público.”

A CIM está presente no certame lado a lado com o estúdio do Notícias de Coimbra, e o stand serve também como ponto de informação ao público. “As pessoas podem vir ao nosso stand saber mais sobre horários e percursos. E a partir de setembro, vamos também disponibilizar esta informação nas juntas de freguesia.”

No entanto, Emílio Torrão alertou que os horários de setembro ainda estão a ser ajustados: “Estamos em fase de testes. A nossa prioridade é garantir que o início do ano escolar decorra sem qualquer transtorno para os alunos.”

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE