Saúde

O segredo para dentes mais fortes? Está no exercício físico

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 20-10-2025

Combinar exercício físico regular com suplementação de ómega-3 pode ser uma arma poderosa contra as cáries e complicações dentárias graves, de acordo com um estudo recente.

A associação entre atividade física e ómega-3 reforça o sistema imunitário, ajudando a proteger contra a periodontite apical crónica, uma infeção que se desenvolve quando as cáries atingem o canal radicular do dente. Se não tratada, esta condição pode levar à destruição do osso, mobilidade dentária e, em casos graves, à necessidade de extração do dente.

“É uma condição que os pacientes podem nem sequer saber que têm devido à sua natureza crónica, mas que pode evoluir e levar à destruição óssea e à mobilidade dentária”, explica à SciTechDaily Rogério de Castilho Jacinto, professor brasileiro de odontologia. O especialista acrescenta que situações de imunidade baixa podem tornar a infeção aguda, provocando dor, formação de pus e inchaço facial.

PUBLICIDADE

O estudo, publicado este ano na Nature, testou a teoria em ratos que praticavam natação. As microtomografias das mandíbulas revelaram que os animais que nadaram apresentaram menor perda de volume de osso alveolar em comparação com o grupo de controlo, e a perda foi ainda menor no grupo suplementado com ómega-3.

“Para sabermos se o mesmo seria válido para humanos, precisaríamos de um estudo clínico com um número significativo de pacientes. No entanto, além dos muitos benefícios já comprovados do exercício físico e do consumo de ómega-3, esta é mais uma evidência importante”, conclui Jacinto.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE