Primeira Página

O segredo estaladiço que enfeitiça Coimbra: O Pastel do Dani

Angel Machado | 6 horas atrás em 15-07-2025

Há aromas que não se explicam, mas são uma tentação. É isso que acontece nas ruas da Baixinha, em Coimbra. Identificar a origem do aroma que nos persegue entre as esquinas antigas é, às vezes, um desafio.

Na rua Direita n.º 75, fica o “restaurante do pastel”, a morada do aroma intrigante, que já conquistou o estatuto de ponto de encontro, um pedaço vivo do Brasil dentro da alma conimbricense.

Maria Paula Mangiafico é a responsável por esse cruzamento de afetos e sabores. Brasileira de origem, facilmente se encantou por Coimbra, as suas histórias e as memórias das ruas. Acrescentou-lhe o segredo da massa certa, estaladiça por fora e que acaricia por dentro. Com ela, trouxe também uma verdade universal: um bom pastel é mais do que comida.

PUBLICIDADE

Ao lado da filha, Luana, e do marido, Lucas Bevervanço, deu forma ao Pastel do Dani, e abriu as portas com 11 sabores. Em pouco tempo, a curiosidade dos clientes duplicou o cardápio. Hoje são mais de 26 variações — todas feitas na hora, com massa caseira e recheios que não se revelam, apenas se sentem.

Há um top de preferências: Frango com catupiry; Carne, queijo e bacon; e o sempre certeiro Pizza. A diversidade é tanta que o balcão virou ponto de encontro de línguas: português, claro, mas, também, espanhol, francês, inglês. Afinal, o mundo cabe dentro de uma massa bem feita.

Para muitos, o pastel é muito mais que o sabor, mas o que ele representa. “Tenho família no Brasil e quero matar a saudade comendo um pastel”, confidencia Luana Bevervanço, emocionada com a quantidade de portugueses que, mesmo sem raízes brasileiras, reconhecem no sabor algo familiar — talvez a memória de um lugar que nunca visitaram, mas onde se imaginam, a sua outra casa.

O atendimento, o cheirinho que perfuma a rua, o cuidado e os detalhes, tudo contribui para transformar uma simples refeição num momento especial.

O verão pede sombra e descanso, pede, também, algo estaladiço, bem recheado, fumando. Em Coimbra, esse desejo tem nome: Pastel do Dani.

Horário de funcionamento: segunda-feira: 17:00 às 22:00; terça a sexta-feira: 12:00 às 15:00 | 17:00 às 22:00; sábado: 15:00 às 22:00. Domingo e feriados: fechado (o pastel também descansa).

Clique para ver a fotogaleria:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE