Carlo Acutis, jovem italiano falecido em 2006 aos 15 anos, vítima de leucemia, será canonizado no próximo domingo pelo Papa Leão XIV.
Conhecido como o “santo das calças de ganga”, Carlo destacou-se pela forma simples e próxima com que viveu a sua fé, tornando-se um exemplo para muitos jovens. A sua paixão pela informática levou-o a criar um site dedicado a catalogar milagres eucarísticos em todo o mundo, com o objetivo de difundir a mensagem da presença real de Jesus na Eucaristia. Entre os milagres registados incluía-se o de Santarém, que visitou em abril de 2006, poucos meses antes da sua morte.
Carlo foi declarado venerável em 2018 e beatificado em 2020, após o reconhecimento do primeiro milagre atribuído à sua intercessão: a cura de um menino no Brasil. Em maio de 2024, o Papa Francisco, através do Dicastério para a Causa dos Santos, reconheceu um novo milagre, passo decisivo para a canonização.
PUBLICIDADE
Além da sua fé profunda e dedicação à Eucaristia e à Virgem Maria, Carlo Acutis tornou-se conhecido pela forma descomplicada e jovem de se apresentar, usando calças de ganga, sapatilhas e mochila, escreve a Rádio Renascença.
Esta imagem simples contribuiu para que fosse considerado um santo próximo, acessível e especialmente inspirador para as novas gerações.
PUBLICIDADE