Os presidentes das câmaras de Mira, Cantanhede e Figueira da Foz estão esperançados em que a Rota Atlântica inaugurada sábado ajudará a aumentar o número de turistas no território.
O bom tempo que se fez sentir na manhã de sábado, 24 de maio, foi um bom presságio para o que os amantes das duas rodas, e não só, podem esperar da nova rota Eurovelo que liga as três principais estâncias balneares da região de Coimbra: Praia de Mira, Praia da Tocha e Praia da Figueira da Foz.
O momento solene contou com a presença de 150 ciclistas e o descerrar de placas comemorativas em três locais: junto à barrinha da Praia de Mira, no cruzamento da rota Eurovelo para a Praia da Tocha e junto ao Oásis da Figueira da Foz.
PUBLICIDADE
Veja imagens das várias inaugurações







Na partida do passeio, o presidente da câmara de Mira, Artur Fresco, lembrou que este “não é apenas mais um equipamento, é a possibilidade de passarem turistas que gostam deste meio para se deslocarem e passarem nos nossos territórios”.
“É um percurso muito, muito bonito e, portanto, as condições estão todas reunidas, num dia fantástico como está aqui hoje, para que seja um sucesso”, afirmou o autarca.
Veja o Direto NDC com Artur Fresco
O percurso é feito, em grande parte, em traçados florestais, tendo a requalificação do trajeto permitido melhorar esta estrada. Mas, devido à sua extensão e o facto de ser uma reta, levou os promotores do projeto a instalar umas pequenas rotundas de pedra com 10 centímetros de altura para, dessa forma, não permitir velocidades superiores a 30 quilómetros.
Outra das novidades passou pela criação de uma ligação do traçado principal à Praia da Tocha. Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, explicou que o objetivo é “permitir aos amantes da bicicleta e da parte pedonal, naturalmente, a virem à Praia da Tocha para poder desfrutar deste mar excelente, deste sol maravilhoso e poder fazer aqui uma paragem, degustar a nossa gastronomia e tudo aquilo belo que tem a Praia da Tocha”.
“Acreditamos que irá contribuir para o chamamento de uma outra franja em termos turísticos, tanto nacional como estrangeiro”, disse.
Veja o Direto NDC com Helena Teodósio
Na Figueira da Foz, o traçado no interior da cidade foi concluído há cerca de dois meses, mas o presidente da câmara espera arrancar em breve com a construção de uma ponte que ligará as duas margens para reduzir a extensão da Rota Eurovelo no concelho.
Pedro Santana Lopes mostrou-se orgulhoso com o projeto, agradeceu o entusiasmo do secretário executivo da CIM Jorge Brito que permitiu dar um passo significativo ao projeto e mostrou-se esperançado em que a rota ciclável e pedonal seja “umgrande contributo para a atividade turística, nomeadamente com as tendências que tem o turismo atual na Europa e no mundo”.
Veja o Direto NDC com Pedro Santana Lopes
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.