Vamos

O que se investiga na UC? A resposta está no CoimbraShopping (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-04-2022

Mostrar o que se faz, em termos de investigação, na Universidade de Coimbra (UC) no corredor de um centro comercial. Esta é a proposta do CoimbraShopping que recebe, até novembro, o ciclo de exposições “O que se investiga na UC?”. A primeira mostra, que conta com os trabalhos do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) e do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) arrancou hoje e decorre até dia 21 de abril.

PUBLICIDADE

A proposta surge no âmbito das comemorações dos 20 anos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC e vai apresentar, de cada vez, duas áreas de investigação distintas num único espaço. Do reaproveitamento de resíduos para gerar compostos como medicamentos e embalagens à descoberta de cidades perdidas que constroem a história da humanidade, os visitantes vão ter acesso aos mais variados temas.

Os visitantes do CoimbraShopping não só terão a oportunidade de conhecer cada unidade de Investigação representadas através de projetos como as “Tecnologias digitais em contextos arqueológicos” ou “LandCraft – contextos socioculturais da arte da Pré-história Recente no vale do Côa” do CEAACP, ou uma “Solução de base natural para remoção de microplásticos” e o “Reaproveitamento de borracha de pneus para a produção de materiais isolantes em edifícios”, do CIEPQPF, como poderão observar objetos envolvidos nos mesmos.

PUBLICIDADE

“Além de um local que oferece lojas e serviços, queremos ser um espaço que dá a conhecer projetos locais e proporciona experiências de visita à comunidade. Este ciclo de exposições ao qual damos início em parceria com a Universidade de Coimbra, uma instituição tão relevante para a cidade e para o país, reforça este caminho do CoimbraShopping, mostrando aos nossos visitantes o que de melhor se faz na nossa cidade”, afirma Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping.

Também Cláudia Cavadas, Vice-Reitora para a Investigação e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC) da Universidade de Coimbra, menciona que “a exposição é mais uma oportunidade de partilhar com a comunidade em geral a investigação científica realizada na Universidade de Coimbra, mostrando projetos, descobertas e conhecimento com relevância e impacto na sociedade. Desta forma, aproximamos também os/as investigadores/as dos centros de investigação dos cidadãos e cidadãs de Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

A entrada é livre durante o horário de funcionamento do centro comercial.

Veja o direto NDC com Ana Rita Batanete:

 

Veja o direto NDC com Cláudia Cavadas:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE