Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

O que nos faz felizes?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-06-2014

“Afinal os portugueses são felizes ou infelizes? Uma pergunta tão simples, só pode ter uma resposta simples: Claro que são felizes!” Será mesmo assim?

PUBLICIDADE

“O que nos faz mais e menos felizes: os portugueses numa comparação europeia” é o título da conferência promovida pela Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos no próximo dia 1 de julho, às 18h00, no Auditório do ISCAC (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra). O conferencista convidado é o sociólogo Rui Brites.

PUBLICIDADE

publicidade

Se dúvidas houvesse, bastava ver o que os portugueses, e os cidadãos europeus , respondem à seguinte questão: Considerando todos os aspetos da sua vida, qual o grau de felicidade que sente? Em 2012, entre 22 países europeus, Portugal ocupava a 21.ª posição, tendo atrás de si apenas a Rússia e a Bulgária. Já no ranking mundial da felicidade entre 149 nações no período 2000 a 2009, classificou-se em 83.º, tendo à sua frente na UE apenas a Roménia (84.º) e a Hungria. Os nossos vizinhos espanhóis estavam em 26.º lugar.

Mas será mesmo assim? Como disse Keneth Burke: uma certa forma de ver é, também, uma certa forma de não ver. Não será a estatística uma “certa forma de ver” que impede que se veja o essencial? É o que se discutirá com base nos dados do Inquérito Social Europeu.

PUBLICIDADE

Rui Brites é doutor em Sociologia com a tese “Valores e felicidade no Séc. XXI: um retrato sociológico dos portugueses em comparação europeia”. Professor associado convidado do ISEG-UL e investigador no CIES/ISCTE-IUL, é docente do ensino superior desde 1993, e tem lecionado em diversas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. É autor e coautor de dezenas de artigos e capítulos de livros em publicações nacionais e internacionais. A inscrição na Conferência é gratuita, mas obrigatória.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com