Vamos

O que fazer no Luso até setembro?

Notícias de Coimbra | 19 horas atrás em 31-07-2025

O programa de animação da vila termal do Luso já começou em julho e tem o seu apogeu nos meses de agosto e setembro, com a realização da feira do Mel e do Pão e as comemorações da Batalha do Bussaco, respetivamente. Até final de setembro, há concertos, teatro, visitas-guiadas, mercadinhos, exposições e workshops gratuitos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O objetivo é complementar a oferta turística desta vila termal do concelho da Mealhada, com diversas propostas culturais gratuitas.

PUBLICIDADE

Depois do Meajazz em julho, o programa de animação da vila termal do Luso prossegue até setembro com uma enorme diversidade de propostas. Concertos de música tradicional, jazz, folclore, fado ou rock fazem as noites e tardes dos fins de semana. O grupo de fado “Iterum”, de Coimbra, atua sábado, 2 de agosto, sendo o Festival Internacional de Acordeão domingo à tarde, 3 de agosto. Seguem-se, ao longo de todo o mês, nomes como Érika Machado, Rui Tanoeiro, Hangover Band, Paulo Silva Trio, Rodrigo Paredes Quarteto e Rob’s Angels.

O fim de semana da Tranquilidade vai acontecer de 5 a 7 de setembro, com atividades de saúde e bem-estar, oficinas e workshops para toda a família.

Recorrentes serão as manhãs ativas, com atividade desportiva, a Feira de Artesanato Urbano e a Feira de Velharias e as visitas-guiadas que celebram o melhor da vila termal: a água e a história das suas nascentes, a literatura e as marcas deixadas por autores e personalidades, a história de Álvaro Cunhal e a sua passagem pelo Luso.

Em agosto, o destaque vai para a Feira do Mel e do Pão, de 14 a 17 de agosto, um certame que junta os melhores produtos endógenos – o mel e o pão – numa feira que inclui ainda artesanato e muita animação na Alameda do Casino.

A história da Feira do Mel e do Pão remonta a 1983, quando um grupo de produtores locais de pão e mel decidiu organizar um evento para promover os seus produtos e celebrar a tradição da região. Desde então, a feira cresceu em popularidade e tornou-se um evento importante para a comunidade local e para visitantes de outras regiões de Portugal.

Durante a feira, os visitantes têm a oportunidade de experimentar o pão e o mel produzidos pelos produtores locais, bem como outros produtos regionais, como queijos, vinhos e doces.

Setembro é o mês da Batalha do Bussaco e esta efeméride tão importante para o território ganha relevo, com as comemorações oficiais, que contam com a organização do Exército Português, a 27 de setembro, realizando-se a Feira da Guerra Peninsular, que inclui a recriação noturna da Batalha do Bussaco.

O programa de animação de verão no Luso, organizado pelo Município da Mealhada, procura ser atrativo e complementar a oferta termal, sendo abrangente e diversificado no sentido de dar resposta aos visitantes, mas envolvendo a comunidade local. São parceiros do programa a Junta de Freguesia de Luso, Água de Luso, Fundação Luso, Aqua Cristalina, Cine Clube Gândara Bairrada, Associação de Apicultores Litoral Centro, Associação Filarmónica de Luso, Parque de Campismo de Luso, Museu Militar do Bussaco, Grupo Cénico de Santa Cristina e Cine Clube de Ancas.

Pode consultar aqui o programa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE