Portugal

O primeiro restaurante a servir leitão assado à Bairrada poderá ter surgido aqui

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 01-03-2026

O restaurante Pedro dos Leitões, localizado na Mealhada é um marco da gastronomia portuguesa.

PUBLICIDADE

O fundador, Álvaro Pedro, nasceu em 6 de março de 1903, em Anadia e com 17 anos partiu para o Brasil, onde trabalhou como chefe de um carro de jantar num comboio entre o Brasil e a Argentina. De regresso a Portugal, continuou a carreira na hotelaria e, em 1941, adquiriu o seu primeiro estabelecimento, combinando mercearia e taberna, servindo leitão assado como refeição para os motoristas que circulavam na antiga EN1.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Em 1949 abriu o espaço no local onde hoje se encontra, tornando-se, durante vários anos, o único restaurante de leitão à Bairrada em Portugal. Após a sua morte, em 12 de abril de 1987, a gestão passou para o sobrinho Carlos Alberto Simões Castela e, mais tarde, para os filhos Sandra, Pedro e Filipe, que hoje comandam o restaurante.

No site, o restaurante refere que o Pedro dos Leitões foi o “primeiro restaurante do mundo a vender leitão assado à Bairrada”

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE