Primeira Página

O Penedo (c)abana mas não cai. Um miradouro “de cortar a respiração” à beira do Mondego em Tábua

António Alves | 1 mês atrás em 21-04-2024

Com três metros de altura e quatro de comprimento, este penedo tem duas particularidades. Em primeiro lugar, oscila um pouco ao fazer-lhe pressão e, depois, permite ter uma vista deslumbrante sobre o rio Mondego.

PUBLICIDADE

Localizado na área de Póvoa de Midões, concelho de Tábua, o Penedo Oscilante ou Cabana constitui um miradouro de referência sobre o maior rio nascido em Portugal e, em dias de bom tempo, a Serra da Estrela.

Classificado de interesse público, este penedo é propriedade da Junta de Freguesia de Póvoa de Midões após doação do terreno por parte dos cidadãos Mário Adelino Alves, António de Jesus Marques Alves Santos e António Santos.

PUBLICIDADE

Para lá chegar, tem de fazer a Estrada Municipal 635 entre Póvoa de Midões e Carregal do Sal e seguir as indicações existentes nessa via. Depois, basta circular numa estrada em terra batida para chegar perto deste monumento de relevo.

O carro tem de ficar num dos parques criados para o efeito pela junta de freguesia e, depois, fazer o percurso a pé até ao Penedo Cabana. Pelo caminho, pode sempre fazer um dos pequenos trilhos existentes naquele local.

PUBLICIDADE

Assim que chega ao monumento, o cenário é deslumbrante. Num dos espaços, foi mesmo colocada uma estrutura para colocar o telemóvel e, desta forma, tirar os melhores spots fotográficos daquele local.

Mas tem de experimentar se a pedra (c)abana ou não. A metodologia é simples: coloque um pau de lado entre o penedo e a laje onde assenta e empurre o penedo.

Se fizerem bem este gesto, pois o empurrão tem de ser feito no mínimo por duas pessoas, vai reparar que o penedo mexe o pau sozinho.

Mas não deve ficar triste se não o conseguir mexer. Para retemperar as forças, tem ainda disponíveis mesas de piquenique colocadas junto ao penedo.

Se quiser aproveitar a beleza natural do local, pode sempre chegar lá na altura do pôr do sol e, de certeza, que não vai dar por perdido o seu tempo.

Carregue na galeria com algumas das imagens deste monumento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE