Vamos

O novo miradouro da serra da Estrela “é um lugar de memórias”

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 07-06-2024

O mais recente miradouro da serra da Estrela, o Alto dos Livros, que resulta da requalificação de um geomonumento, e que representa um investimento de 115 mil euros, é inaugurado no dia 15, informou a Câmara da Covilhã.

PUBLICIDADE

A estrutura, na freguesia de Cortes do Meio, integra a rede de quatro pontos de observação no concelho já intervencionados pelo município, que inclui o Miradouro da Varanda dos Carqueijais, o Miradouro dos Piornos e o Miradouro do Covão.

“Este projeto é desenvolvido a partir de uma formação geológica constituída por lâminas xistosas, que cria a ilusão visual de um conjunto de livros sobrepostos, a partir do qual surgiu o nome Alto dos Livros”, explicou a autarquia, em comunicado enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A Câmara da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, salientou que, com a valorização deste espaço, o município pretendeu devolver à natureza a plataforma de embasamento do geomonumento, outrora parcialmente aterrado.

Segundo a autarquia, a plataforma, coberta de gravilha, promove a humidade do ar e do solo, contribuindo ainda para a fixação das espécies autóctones.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Será mais um momento especial, num local que já é um lugar de memórias, em especial para as pessoas de Cortes do Meio, que ali passavam a caminho das fábricas da Covilhã, pelo que a intervenção teve em consideração a fragilidade do geomonumento e a carga simbólica associada”, referiu o município.

Para ajudar a perceber a zona envolvente, no local foram instalados três painéis informativos: um relativo à geologia do local, outro à flora e o terceiro à interpretação da paisagem.

“Esta intervenção tem como base um projeto amplamente naturalizado, que tira partido da paisagem e das vistas deslumbrantes que o local proporciona sobre a serra da Estrela e vales circundantes”, salientou a Câmara da Covilhã.

Para o dia da inauguração está previsto para o Miradouro do Alto dos Livros um desfile de moda da empresa de confeções covilhanense Benoli, que celebra 50 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE