Coimbra

O nosso senhor de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-04-2014

 A Universidade de Coimbra celebra, entre abril e novembro, os 950 anos do governo de D. Sesnando, cristão de origem moçárabe, na região, reafirmando Coimbra como cidade “multicultural e aberta”.

PUBLICIDADE

D. Sesnando, que terá governado entre 1064 e 1091, conseguiu “transformar Coimbra numa cidade aberta, fraterna e que aceitava a diferença”, frisou João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra (UC), aquando da apresentação do programa de comemorações, que se realizou hoje à tarde no Museu Nacional Machado de Castro.

“Houve um mundo de convivência entre judeus, cristãos, muçulmanos e moçárabes [cristãos sob o domínio árabe] que D. Sesnando conseguiu manter”, afirmou o reitor da UC, considerando que o governador de Coimbra terá potenciado “a liberdade, económica e religiosa,” e garantido “um grande desenvolvimento económico” para a cidade.

PUBLICIDADE

As comemorações, que se inserem na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, contam com um congresso internacional, que se vai realizar em outubro, em que se procura debater as raízes da Língua Portuguesa e a importância que D. Sesnando “poderá ter tido no desenvolvimento da Língua”, explicou João Gabriel Silva.

Em setembro, a companhia de teatro O Teatrão vai apresentar o espetáculo de rua “O Alvazil de Coimbra”, criado em conjunto com grupos de teatro amador do distrito, que irá percorrer os concelhos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego – Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito das celebrações, será lançado, em novembro, um jogo de estratégia intitulado “Linha Defensiva do Mondego”, em que o foco não será no conflito entre fações mas na cooperação e “organização social”, explicou a organização.

As comemorações contam também com iniciativas dirigidas a um público infanto-juvenil, com a apresentação do filme animado “D. Sesnando – o herói improvável”, em junho, e o lançamento do projeto escolar “Quem és tu, D. Sesnando?”, em julho, em que se pretende promover o conhecimento histórico do governador junto de alunos de diferentes níveis de ensino.

No decorrer da iniciativa, vai ainda ser realizado um ciclo de música antiga e uma exposição intitulada “Escola Ibérica da Paz”, de alunos da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, que ilustram textos que questionam a legitimidade da guerra dos séculox XVI e XVII.

A celebração dos 950 anos do governo de D. Sesnando conta com a colaboração da Direção Regional da Cultura do Centro, Câmara Municipal de Coimbra, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro, Museu Nacional de Machado de Castro e a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE