Extra

O namoro online pode terminar em casamento?

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 13-02-2023

No mundo de hoje, sempre em rápido desenvolvimento, o namoro online se tornou um fenômeno excepcionalmente comum. Além disso, sua popularidade está crescendo a cada ano. As razões são claras: conhecer alguém na internet é muito mais fácil do que na vida real. Leva menos tempo e esforço e, para muitos, esta também é uma boa oportunidade para lidar com a timidez e ser mais aberto com outras pessoas do que acontece durante a comunicação ao vivo.

PUBLICIDADE

Neste artigo vamos tentar descobrir se o namoro online pode realmente levar a um casamento feliz. Quão fortes podem ser tais relações e quais são as suas reais perspectivas? Antecipando o resultado, podemos afirmar que as respostas a essas perguntas podem ser ambíguas. Então vamos descobrir!

Qual casamento é mais forte: o que começou online ou em pessoa?

Vamos imediatamente denotar o fato de que os namoros online são, em princípio, um fenômeno relativamente novo. Afinal, o primeiro site de namoro do tipo moderno, o Match.com, foi lançado apenas em 1995. O popular aplicativo de namoro Tinder foi lançado apenas em 2012. Portanto, mesmo agora é impossível obter uma imagem 100% objetiva de como o namoro na internet é eficaz ou promissor em todo o mundo.

PUBLICIDADE

No entanto, alguns estudos já nos permitem tirar certas conclusões. O problema é que dependendo dos estudos, essas conclusões são, por vezes, diametralmente opostas. Veja por você mesmo!

  • Exemplo #1. Estudo da Universidade de Chicago em 2021

Os pesquisadores entrevistaram mais de 19.000 pessoas que se casaram nos últimos 5-7 anos nos EUA. Um total de 30% dos entrevistados disseram que conheceram sua alma gêmea na internet. Outros 20% no trabalho, 19% através de amigos em comum, 11% na escola. O restante falou de bares, clubes, etc.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas há um detalhe interessante. De acordo com os resultados desse estudo, os casamentos de casais que se conheceram na web terminaram apenas 6% das vezes, enquanto que “casamentos offline” terminaram em 8% dos casos. Naturalmente, a diferença de 2% não parece impressionante e pode estar apenas ao nível do erro estatístico. Mas há uma diferença e é impossível ignorá-la.

  • Exemplo #2. Estudo da Marriage Foundation no mesmo ano de 2021

Os especialistas da Marriage Foundation realizaram um estudo semelhante, mas entrevistaram menos pessoas, apenas cerca de 2.000 pessoas com 30 anos ou mais. 32% dos entrevistados se conheceram na internet, o que é um resultado muito próximo dos resultados do estudo da Universidade de Chicago.

No entanto, a Marriage Foundation tem resultados marcadamente diferentes em termos da força dos casamentos. Eles descobriram que, entre os casais que se conheceram na web, cerca de 20% se divorciaram nos primeiros dez anos de vida conjugal. A taxa de divórcio é maior apenas entre aqueles que se conheceram no trabalho – 24%. De qualquer forma, os números são bastante altos.

Por que os resultados dos estudos são tão diferentes e quais são mais significativos?

O estudo da Universidade de Chicago incluiu muito mais pessoas e, além disso, não utilizou a idade como critério. Isso torna os seus resultados mais objetivos. Depois, os pesquisadores não especificaram exatamente como os participantes da pesquisa encontraram seus parceiros e isso é extremamente importante, pois não é correto comparar o relacionamento daqueles que se conheceram em um site ou aplicativo de namoro com aqueles que se conheceram, por exemplo, em um bate-papo aleatório por vídeo. Estes ainda são formatos muito diferentes que trazem diferentes perspectivas. Vamos agora tentar explicar por que isso é relevante.

Namorar em aplicativos de namoro é um flash de sentimentos, enquanto namorar em um bate-papo por vídeo é uma escolha mais atenta

Dê uma olhada em como o namoro acontece em aplicativos de namoro populares como o Tinder, Bumble ou Badoo. Eles são muitas vezes muito impulsivos, ligados a emoções cegas. Você se apaixona não por uma pessoa, mas por uma certa imagem baseada em várias fotos e uma breve descrição de perfil. Além disso, muitas vezes essa imagem nem sequer corresponde à realidade.

Para simplificar, namorar em aplicativos de namoro clássicos é como uma paixão do ensino médio. Forte, rápida e passageira. Você literalmente não tem tempo para conhecer uma pessoa corretamente, mas já está idealizando ela e pronto para unir seus destinos. Como resultado – um casamento apressado e… decepção.

O que fazer para evitar isso?

Bem, a primeira coisa a fazer é tornar o seu namoro online mais calculado. Aplicativos de namoro populares não são adequados para isso. Afinal, a comunicação aqui se dá principalmente por texto e é muito difícil conhecer bem a outra pessoa dessa forma.

Se você está interessado em realmente encontrar alguém compatível, sem pressa e com perspectivas reais, recomendamos que você primeiro limite o uso de aplicativos de namoro e se concentre em outro formato – os bate-papos por vídeo. Aqui você vê imediatamente a outra pessoa, ouve sua voz e vibração, observa os gestos e, em geral, a maneira de falar. Assim, você pode entender muito melhor que tipo de pessoa está na sua frente, como ela é compatível com você e se você quer desenvolver um relacionamento com ela. E, o mais importante, um bate-papo por vídeo não cria a necessidade de você idealizar a outra pessoa, porque você vê a realidade.

Se o bate-papo por vídeo online é um novo formato para você e não sabe qual a plataforma deve escolher, podemos dar algumas recomendações:

  • Chatrandom — um bate-papo por vídeo clássico com um filtro de gênero e busca de pessoas por interesses. Entre as suas características interessantes, podemos indicar as salas de bate-papo temáticas, onde você pode se comunicar com um grupo de pessoas que pensam da mesma forma.
  • Chathub — um bate-papo por vídeo aleatório minimalista com filtros de linguagem e gênero. Infelizmente, o Chathub ainda não tem um aplicativo móvel, mas a versão web funciona muito bem em smartphones através de um navegador móvel.
  • CooMeet — outro bate-papo por vídeo com muita qualidade para namorar e conversar com pessoas aleatórias cara a cara, que os homens apreciarão especialmente. Graças ao filtro de gênero exclusivo, o CooMeet conecta homens apenas com mulheres e aumenta as chances de um relacionamento promissor. Chat aleatório CooMeet também tem um tradutor de mensagens embutido e aplicativos para iOS e Android.
  • Chatous — um bate-papo por vídeo online para smartphones. O Chatous não tem uma versão web, mas usam apenas o smartphone e o aplicativo combina a funcionalidade de um bate-papo por vídeo e um mensageiro clássico, o que muitos usuários certamente gostarão.
  • Ome.TV — outro bate-papo por vídeo bastante minimalista, com filtros de gênero e idioma, bem como um tradutor de mensagens embutido, como o CooMeet.

O bate-papo por vídeo é um formato de namoro online alternativo de qualidade que, com a abordagem certa, pode se tornar muito mais eficaz e promissor. Mas lembre-se de que, em qualquer caso, você terá que tomar a iniciativa. Relacionamentos felizes não caem do céu.

Finalmente, queremos dar um conselho simples: não tenha pressa! Relacionamentos românticos, e ainda mais casamentos, não são algo que deva ser feito com pressa. Se você quer algo sério, tente estudar a outra pessoa o mais possível antes de dar um passo decisivo. Essa é a única maneira de ter certeza de que seu futuro casamento será verdadeiramente forte e harmonioso. Boa sorte!

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE