A oitava edição da iniciativa “O Mundo do Vinho” vai decorrer em diferentes espaços de Coimbra, entre os dias 15 e 29 de outubro, com uma programação de cinema, enoturismo, exposições, conversas, leituras e um jantar.
O evento, “a pretexto do vinho, tem uma oferta cultural diversificada”, que passará por distintos equipamentos de Coimbra, disse hoje, na sessão de apresentação da edição, a autora do projeto, produzido pela associação Cultura e Risco, Margarida Mendes Silva.
Um dos objetivos é levar os cidadãos a “lugares menos conhecidos e frequentados”, sendo que este ano quatro novos locais acolhem o certame – a Galeria de Arte [Casa da Mutualidade – A Previdência Portuguesa], a Imprensa da Universidade de Coimbra (UC), o Semente Atelier (no Seminário Maior de Coimbra) e a Casa Costa Lobo.
PUBLICIDADE
A programação de 2025 tem como figura de destaque o artista Rafael Bordalo Pinheiro, uma personalidade “crítica, mordaz, inventiva e genial”, com obras da cerâmica às caricaturas.
Para evocar a figura do artista, no ano em que se assinala “120 anos do seu desaparecimento”, “O Mundo do Vinho” vai realizar um jantar vínico, a 25 de outubro, no restaurante Cordel, “um dos pontos alto” do cartaz.
O menu do jantar, concebido pelo ‘chef’ Paulo Queirós, será baseado no livro “Paródia Culinária, à mesa de Bordalo”, e terá vinho de Lisboa, com produção natural, adiantou Margarida Mendes Silva.
A programação inicia e encerra com um ciclo de cinema, com a apresentação de três filmes, seguidos de um momento de degustação, em que os alunos de gastronomia da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) vão preparar alimentos inspirados no filme exibido.
A coprodução franco-vietnamita “O Sabor de viver” marca o arranque das atividades, no dia 15, seguido do filme iraniano “O meu bolo favorito”, no dia 22, e da produção franco-marroquina “Adam”, a 29 de outubro.
Incluída no leque de atividades, a exposição “Carlos Cabral: Rótulos de Vinho do Porto”, vai estar patente entre os dias 16 de outubro e 07 de novembro, na Galeria de Arte da Previdência Portuguesa, espaço que também acolhe um ‘show cooking’ com Vinho do Porto, no dia 23 de outubro.
Já a Imprensa da UC será palco de uma iniciativa de degustação e ação formativa de vinhos das Terras de Sicó e do queijo do Rabaçal, no dia 17, enquanto o Semente Atelier recebe a conversa “Em busca do pão perdido” (dia 18).
“O vinho vai ser o fio condutor da sessão de leitura de prosa poética”, no dia 19, na Casa Costa Lobo, com participação especial da geladaria Così e a apresentação de um gelado original, confecionado com vinho, pelo gelateiro Pedro Baptista.
O primeiro momento a assinalar Bordalo Pinheiro é uma conversa, a 24 de outubro, na Casa Museu Bissaya Barreto, onde acontecerá a apresentação do livro “Rafael de faca e garfo”, de Ana Marques Pereira.
A programação vai ainda promover, no dia 26, um passeio à região de Sicó, com visitas à aldeia vinhateira de Podentes e a uma adega, ao Museu Portugal Romano de Sicó, em Condeixa-a-Nova, e almoço.
A oitava edição do evento é dedicada a Maria Regina Pinho, membro fundador da Cultura e Risco, falecida em julho de 2025.
A programação e os contactos para cada uma das atividades, algumas delas pagas, podem ser encontradas ‘online’.
PUBLICIDADE