Um pequeno macaco japonês, Punch, conquistou a internet nos últimos dias e tornou-se num verdadeiro fenómeno à escala global. Fotografias e vídeos do bebé macaco, sempre agarrado a um peluche, têm emocionado milhões de pessoas e transformado um simples brinquedo num dos artigos mais desejados do momento.
O peluche que acompanha Punch é o modelo DJUNGELSKOG, um orangotango de peluche vendido pela IKEA. Em Portugal, está disponível no site oficial da marca por 11,99 euros, o que aumentou ainda mais a curiosidade em torno do objeto que se tornou viral.
Criado para ser macio e fácil de abraçar, o brinquedo distingue-se pelos braços longos, pensados precisamente para permitir que “se agarre”, à semelhança do que acontece com os primatas nas árvores. No caso de Punch, porém, o peluche ganhou um significado muito mais profundo, assumindo-se como fonte de conforto emocional.
PUBLICIDADE
Punch nasceu em julho de 2025 no Zoológico de Ichikawa, no Japão, e foi rejeitado pela mãe pouco depois de nascer. Privado da ligação materna fundamental para o seu desenvolvimento, os tratadores decidiram introduzir o peluche como estratégia para diminuir o stress e a ansiedade. A resposta foi imediata: o pequeno macaco passou a transportar o orangotango de peluche para todo o lado, agarrando-se a ele como se fosse uma espécie de “mãe substituta”.