Vamos

“O meu quarto, a minha fronteira” no Portugal dos Pequenitos (com vídeo)

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 10-09-2021

Foi hoje inaugurada a exposição “O meu quarto, a minha fronteira”, no Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, que permite descobrir mais de 100 trabalhos de 550 crianças que mostram o quarto antes e durante a pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

Esta mostra surge no âmbito da 3ª edição do projeto do Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos “Criar com Escolas” e resultou num total de 100 trabalhos de 550 crianças “com o objetivo de trabalhar temas ligados à arquitetura e temas que sejam transversais quer às orientações do pré-escolar, quer aos programas curriculares do ensino básico e secundário”, explicou ao NDC, o coordenador Pedro Providência.

O responsável justificou esta edição foi bianual, “por motivos da pandemia”, tendo sido realizada nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021.

PUBLICIDADE

“O meu quarto a minha fronteira” tinha como objetivo trabalhar o quarto enquanto uma célula, tendo em consideração as multiplas funções necessárias a desenvolver dentro desse espaço e ainda trabalhar o conceito de fronteira, do quarto relativamente ao resto da habitação, fronteira do edifício onde este quarto se localizava relativamente ao espaço urbano exterior e a fronteira da paisagem em geral”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os trabalhos foram realizados por 550 alunos de 13 escolas, de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo, Soure, Avelar e Figueiró dos Vinhos, e “é acompanhada de catálogo, com registo de todos os trabalhos apresentados, e do Diário de Bordo, desenvolvido ao longo do trabalho”, acrescentou Pedro Providência.

“O resultado final é fantástico e constatámos que os trabalhos iniciados antes da pandemia exploram essencialmente o espaço de trabalho, de brincadeira e de dormir, enquanto depois da pandemia esses trabalhos passaram a integrar o universo que lhes foi vedado durante tanto tempo no seu interior. Assim, passamos a ter trabalhos com muitas representações de espécies animais e vegetais”, conclui o coordenador.

A exposição vai estar patente até 31 de outubro, no pavilhão de Angola do Portugal dos Pequenitos e a entrada está incluída no valor do bilhete do parque-jardim.

O Portugal dos Pequenitos está aberto diariamente das 10:00 às 19:00 até 15 de outubro, passando no dia seguinte a ter o horário das 10:00 às 17:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE