Coimbra

O melhor vinho das Terras de Sicó foi eleito na Vinália em Podentes

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-06-2019

A décima primeira edição da Vinália decorreu este domingo em Podentes, no concelho de Penela. 

PUBLICIDADE

Os visitantes da Vinália tiveram oportunidade de comprar e degustar vinhos Terras de Sicó, mas também outros produtos endógenos, como o Queijo Rabaçal, o Azeite de Sicó, o Mel Serra da Lousã ou a Noz.

As Jornadas de Vitivinicultura que acompanham a primeira edição da Vinália, decorreram no Centro de Cultura e do Vinho das Terras de Sicó em Podentes e debateram o passado e o futuro, bem como, a importância da valorização dos Vinhos Terras de Sicó, terminando com uma prova comentada de vinhos.

PUBLICIDADE

A sessão contou as participações  de Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela; Anabela Pereira dos Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Podentes; Luis Reis, Presidente da Vinisicó e Alexandre Carril, Enólogo

As palestras Terras de Sicó, Um Passado Grandioso um Futuro Promissor, por Gonçalo Moura da Costa – Vinisicó  e A Importância da Valorização dos Vinhos Terras de Sicó,  por Diana Ventura – SICOGEST, também fizeram parte do programa da Vinália.

PUBLICIDADE

publicidade

Mais de 30 vinhos dos concelhos das Terras de Sicó concorreram ao concurso do melhor vinho, um número recorde de participantes.

O 1º prémio foi conquistado por Baga 2018, produzido por Ricardo Costa, de Vila Seca, Condeixa-a-Nova.

O 2º classificado é o produtor Miguel Pato, de Lagoa de Podentes, Penela. Em  3º lugar ficou Fernando Rodrigues, de Casais de São Clemente, Miranda do Corvo.

No momento, Luís Matias, salientou que há cada vez mais pesspas a certificar vinho  nas Terras de Sicó e destacou que o número de produtores certificados duplicou de um ano para o outro.

O presidente da Câmara Municipal de Penela acrescentou que isto de deve ao apoio e ao trabalho de muitos,  tendo destacando o esforço de empresários, associações e técnicos do setor.

Temos de ter orgulho dos nossos produtos,  da nossa qualidade, temos obrigações de os defender, concluiu Luís Matias.

Um Passeio Pedestre “Rota das Vinhas”, uma Degustação vínica com “bucha”,  o Teatro “Milagre da Transformação”, pelo grupo de teatro da Junta Freguesia Maçãs de Dona Maria, a atuação do Rancho Folclórico do Rabaçal e o baile com Ricardo Oliveira também integraram o programa da Vinália 2019.

Com este certame pretende-se sensibilizar a sociedade para a importância da atividade inerente à produção de vinho, com qualidade e em região demarcada, valorizando simultaneamente outros produtos e elementos que caracterizam a região. 

A  Vinália é uma organização conjunta entre o Município de Penela e a Freguesia de Podentes, que conta ainda com o apoio da Associação Cultural e Recreativa de Podentes, a Vinisicó e a Associação de Caminheiros de Penela.

Veja o vídeo do Direto NDC:

 

Veja mais imagens no Facebook Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE