Região

“O melhor céu está aqui na Pampilhosa da Serra”: Samuel e a paixão pela astronomia desde criança

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 21 minutos atrás em 20-11-2025

O Notícias de Coimbra esteve no Geoscope com Samuel Baptista, astrónomo amador, para falar sobre a sua paixão pelo céu estrelado e a astronomia.

Quando questionado sobre como a astronomia entrou na sua vida, Samuel recorda: “Quase desde sempre tive a paixão por astronomia. Os meus pais ofereceram-me um telescópio ainda eu era bem miúdo, e então comecei a ter este gosto. Ao longo da vida fui desenvolvendo mais sabedoria sobre o tema e fui adquirindo cada vez melhor equipamento.”

A sua trajetória na área ganhou força em 2018, quando foi convidado por Fernando Saraiva, da Epicland, para integrar atividades na Barragem de Santa Luzia, em Fajão. “Mais tarde surgiu a denominação Dark Sky, Aldeias do Xisto, e nós surfámos essa oportunidade. Somos nós agora que pomos no terreno as atividades de observação do céu noturno e observação do sol, como hoje estamos a efetuar”, explica Samuel.

PUBLICIDADE

Sobre o local ideal para a observação, não hesita: “O melhor céu está aqui na Pampilhosa da Serra. Eu sou suspeito, mas se perguntar aos de Alqueva, vão dizer que é de Alqueva. Se perguntar aos do Tua, vão dizer que é no Tua. Eu só sei que este céu é bom. Temos ótimas condições, quer atmosféricas, quer de oferta de dormida e restauração. Tudo se reúne para proporcionar uma experiência única, e o céu sem dúvida é fantástico.”

Apesar de também se observarem o sol, Samuel revela que o público é maior para as estrelas: “Muito mais para ver as estrelas. Há quem acampa precisamente no sítio atrás de si. Nós fazemos a atividade que dura cerca de uma hora, mas depois há pessoas que ficam a observar o céu a seu belo prazer.”

Com 36 anos, Samuel não pensa em mudar de rumo: “Não trocava esta vida por outra. Estou satisfeito. É uma oportunidade que agarrei e não me arrependo. É uma paixão mais do que uma profissão, sem dúvida.”

O feedback dos visitantes é igualmente positivo: “Não tive ainda uma pessoa a sair insatisfeita ou a ir reclamar para as redes sociais. Por isso é um feedback muito positivo.”

Samuel Batista é a prova de que a astronomia pode ser uma paixão transformadora, unindo ciência, natureza e experiência pessoal sob o mesmo céu estrelado.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE