A Feira dos Santos, do Mel e da Castanha voltou a dar vida e tradição a Góis neste fim de semana outonal, reunindo cerca de 90 expositores no Pavilhão Gimnodesportivo e na área envolvente.
Entre os participantes, destacou-se o apicultor Carlos Jesus, da marca Encostas do Sobral, que trouxe à feira dois tipos de mel: um mel multifloral, proveniente da freguesia de Serpins, no concelho da Lousã, e um mel de urze, colhido na serra do Açor, no Colmeal.
Com mais de 150 colmeias distribuídas pela serra, Carlos Jesus é hoje um nome reconhecido entre os apreciadores de mel de qualidade — e não apenas em Góis.
PUBLICIDADE
O seu produto chegou a algumas das mais altas figuras do Estado e da Igreja.
“O meu mel já foi saboreado pelo Papa Francisco, aquando das Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa. Um amigo comum ofereceu-lhe o mel”, contou orgulhosamente o apicultor.
Mas o reconhecimento não se ficou por aí.
“O Sr. Presidente da República também consumiu o meu mel e fez-me chegar um elogio. Tenho ainda ministros e outras personalidades que o apreciam. É um motivo de grande orgulho”, acrescentou Carlos Jesus, sublinhando que o verdadeiro valor está, no entanto, no reconhecimento dos clientes locais.
O produtor recorda que este sucesso nasce de um trabalho de proximidade com a natureza.
Apesar dos elogios, o caminho não tem sido fácil. Os incêndios, a vespa asiática e até o furto de colmeias são desafios constantes. Em 2017, Carlos perdeu grande parte da vegetação onde mantinha as colmeias, obrigando-o a deslocar os apiários para o litoral.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE