Vamos

O mar português chega a Coimbra pelo cinema

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 31-01-2024

O projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa, e a Casa do Cinema de Coimbra, mostram um conjunto de filmes portugueses recentemente restaurados e digitalizados, num ciclo que abre com AS ILHAS ENCANTADAS, de Carlos Vilardebó, com Amália Rodrigues numa das suas menos conhecidas e mais surpreendentes interpretações.

PUBLICIDADE

A partir de 1 Fevereiro e até 30 de Abril, vão passar por Coimbra filmes que marcaram a história do cinema português pela sua inventividade, radicalismo e singularidade, que ajudarão a rever a ideia que temos do cinema nacional.

São mais de uma dezena de títulos, em sessões especiais que incluem curtas e longas-metragens realizadas ao longo de mais de oito décadas, até agora pouco vistas ou indisponíveis, pensadas para o grande público e apresentadas em novas cópias digitais, realizadas no âmbito do projeto FILMar, com o apoio do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024.

PUBLICIDADE

Nos 50 anos do 25 de Abril, este ciclo é também a possibilidade de olharmos para uma história do cinema português e descobrirmos o que se escondia em filmes que procuraram construir um país diferente. As novas cópias digitais são um inestimável contributo para a criação de novas relações entre gerações, perspetivas e conhecimentos.  

Assim, para além do seu valor artístico inegável, os filmes exibidos promovem o acesso a um conjunto de títulos que, graças a este projecto e à CCC, poderão finalmente ser vistos nos seus vários formatos realizados: animação, documentário e ficção.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE