Cidade

O maior encontro de estudantes de Design em Portugal regressa a Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 15-03-2016

Realiza-se, entre os dias 18 e 22 de março, na Universidade de Coimbra, o Encontro Nacional de Estudantes de Design (ENED), uma iniciativa anual que reúne alunos e profissionais de referência na área do Design e áreas adjacentes.

PUBLICIDADE

design

Com o tema “Do Ensino à Prática”, este encontro, além de promover uma reflexão crítica sobre a situação atual do Design e dos jovens designers em Portugal, pretende estimular o contacto direto e livre durante os vários dias do evento, através de palestras, conversas informais, workshops, num ambiente favorável ao networking e à descoberta e partilha de experiências.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois de edições em Coimbra, Porto, Castelo Branco e Aveiro, o ENED volta a Coimbra para receber cerca de 350 estudantes de todo o país num encontro que conta com um vasto leque de oradores e personalidades influentes na área do Design.

Na busca de um tema para 2016 e no desejo de proporcionar um evento que estivesse alinhado com o interesse dos participantes, a organização do ENED encontrou a sua maior inspiração no livro I used to be a design student, da autoria de Frank Phillippin e Billy Kiosoglou. Os dois designers vão estar em Portugal pela primeira vez para marcar presença num colóquio do ENED, inserido na 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, a realizar-se no dia 20 de março, às 14 horas, no Teatro da Cerca de São Bernardo.

PUBLICIDADE

Benjamin Barber e David Ortega (Achos) marcam também presença no ENED. Celebrizados por simularem um roubo do estúdio Sagmeister&Walsh, os Achos são um atelier de comunicação multi-disciplinar com um sentido de humor apurado e uma das principais promessas na área da comunicação digital.

Entre os oradores confirmados estão também Jorge Silva (Silvadesigners), Fernando Brízio (Fernando Brízio), Carolina Santos (The French Fries) e Adriano Esteves (Burocratik).

De forma a proporcionar diferentes formas de transmissão de conhecimento e diálogo entre participantes e oradores, o programa do ENED inclui palestras; conversas informais com partilha de experiências e testemunhos dos convidados; painéis conduzidos por um moderador em que os intervenientes são convidados a partilhar as suas opiniões sobre um tema em debate; workshops com mais de 20 atividades práticas e, ainda, aulas em conjunto com foco no desenvolvimento de competências.

A diversão noturna, com concertos, performances e visitas a sítios representativos do mundo estudantil conimbricense, é a outra face do evento.

O ENED 2016 é organizado pelo NEI/AAC (Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra), em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, a Universidade de Coimbra, a Associação Nacional de Designers e o Canal 180.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE